Balanço divulgado nesta sexta-feira, 20, pela ABVE, Associação Brasileira do Veículo Elétrico, traz um panorama amplo do mercado de eletrificados no País, assim como da infraestrutura que vem sendo criada para disseminar o uso desse modelos pelo território nacional.

Entre nacionais e importadas, são hoje 40 montadoras comercializando veículos leves eletrificados. A oferta contempla 254 modelos diferentes, incluindo híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e elétricos a bateria (BEV).

Com base em dados do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), a associação divulgou a lista dos automóveis e comerciais leves mais vendidos no País, divididos em híbridos e 100% elétricos (veja tabelas abaixo). O Toyota Corolla Cross lidera o primeiro ranking e o Volvo XC40 o segundo.

“Para um segmento novo, como o da eletromobilida.de, quanto maior o número de informações e detalhamento, mais transparente será a compreensão da dinâmica desse mercado”, destaca a ABVE no material divulgado hoje.

VENDA VEÍCULOS LEVES HÍBRIDOS – JANEIRO/AGOSTO 2023

Ranking Grupo Modelo Fabricante Total Geral Participação de mercado
COROLLA CROSS TOYOTA 7.636 15,6%
COROLLA TOYOTA 4.881 10,0%
HAVAL H6 GWM 4.564 9,3%
TIGGO 5X CAOA CHERY 3.251 6,6%
XC60 VOLVO 3.014 6,1%
TIGGO 8 CAOA CHERY 2.855 5,8%
SONG PLUS BYD 2.300 4,7%
TIGGO 7 CAOA CHERY 1.689 3,4%
CAYENNE PORSCHE 1.167 2,4%
10º XC40 VOLVO 1.071 2,2%

VENDA BEVS – JANEIRO/AGOSTO 2023

Ranking Grupo Modelo Fabricante Total Participação de mercado
XC40 VOLVO 1.071 18,2%
YUAN PLUS BYD 635 10,8%
DOLPHIN BYD 468 7,9%
C40 VOLVO 380 6,4%
D1 BYD 316 5,4%
E-JS1 JAC 290 4,9%
IX3 BMW 236 4,0%
COOPER MINI 227 3,9%
IX BMW 222 3,8%
10º TAYCAN PORSCHE 206 3,5%

Importante lembrar que modelos elétricos compactos  e mais acessíveis – como os chineses BYD Dophin e o GWM Ora 03 – chegaram ao mercado em meados deste ano, o que deve alterar o ranking de produtos do gênero até dezembro.

Balanço e eletropostos

O mercado de veículos eletrificados leves no Brasil emplacou 49.052 unidades de janeiro a agosto, crescimento de 76% na comparação com o mesmo período de 2022 (27.812) e praticamente o total de todo o ano passado (49.245), conforme já havia antecipado a Anfavea no início do mês.

Em relação ao mesmo período de 2021, a expansão chega a 129%, (21.397), ou seja, as vendas de eletrificados mais que dobraram em dois anos. A participação de mercado desses modelos nas vendas totais de veículos leves atingiu 3,6% até agosto, ante os 2,29% dos primeiros oito meses de 2022.

Nesse contexto todo de eletrificação, destaque também para os investimentos em infraestrutura. Levantamento de empresas do grupo de infraestrutura da ABVE indica que o número de eletropostos chegou a 3,8 mil em agosto, antes os 2.955 de dezembro do ano passado – um crescimento de 28%.

A Volvo está entre as empresas que mais investem em ampliação de eletropostos, contando, inclusive, com um hotsite (www.eletropostosvolvocars.com.br) para estimular a instalação de pontos de recarga rápida em diferentes estabelecimentos.

A partir do balanço deste ano, com 56.331 veículos eletrificados plug-in (BEV e PHEV) emplacados no Brasil, estima-se uma relação de cerca de 15 veículos do gênero para cada eletroposto público ou semipúblico no Brasil. “Não distante das recomendações internacionais, em torno de 10 por 1”, lembra a ABVE.

Com relação as marcas que atuam no mercado de eletrificados, a Toyota é líder no Brasil com seus modelos híbridos não plug-in. Os principais concorrentes são as montadoras chinesas GWM, BYD e CAOA Chery, “que nos últimos meses ganharam mercado e contribuíram para alavancar a eletromobilidade no País”, enfatiza a associação.


Foto: Divulgação/Volvo Car

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!