Nova projeção é 15% maior do que a estimativa inicial
Após o resultado dos licenciamentos de setembro, a ABVE, Associação Brasileira do Veículo Elétrico, revisou pela segunda vez suas projeções para o mercado interno de automóveis e comerciais leves eletrificados. Ricardo Bastos, presidente da entidade, calcula agora que perto de 80 mil unidades devem chegar às ruas até o fim deste ano.
O número é cerca de 15% maior do que o inicialmente previsto pela ABVE e que apontava para 70 mil unidades. “E já tínhamos revisto para 75 mil”, enfatizou o dirigente, que destaca que perto de um terço dos modelos eletrificados vendidos no País em 2023 serão de produção nacional.
A nova projeção da entidade foi divulgada nesta quinta-feira, 5, durante a abertura, em São Paulo, do Salão da Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes.
Conhecido também como Veículo Elétrico Latino-Americano, o evento reunirá até sábado, 7, fabricantes e importadores de veículos elétricos — de bicicletas e motos a automóveis, caminhões e ônibus —, além de fornecedores de componentes e de serviços ligados à eletromobilidade.
“ O salão é o principal palco dos avanços e produtos e serviços deste segmento”, afirma Ricardo Guggisberg, presidente do IBMS, Instituto Brasileiro de Mobilidade Sustentável e organizador do evento, que engloba ainda o Congresso C-Move, que acontece nos dois primeiros dias com especialistas e profissionais do setor.
Os organizadores esperam receber cerca de 3 mil visitantes ao longos dos três dias da mostra, que reúne empresas como GWM, BYD, JAC, Borgwarner, Siemens, Brasil, Eletra, Moura e Weg, dentre outras.
A exposição, realizada no Expo Center Norte, na Zona Norte da capital, terá novo endereço. A edição de 2024 será realizada no São Paulo Expo, centro de feiras e exposições na Zona Sul e que nos últtimos anos tem abrigado as principais mostras do setor automotivo, como Fenatran e Automec .
Dentre as principais novidades da VE Latino-Americano deste ano, destaque para a GWM, que apresentou seu sistema de célula de hidrogênio para veículos comerciais,já testado e apresentado em outros países e que está em estudo no Brasil.
Presente na mostra, James Yang ,CEO da GWM para as Américas, confirmou que o cronograma para início de operação da fábrica de Iracemápolis, SP, segue como o previsto a produção deve começar em maio de 2024 e já em 2025 a planta brasileira se tornará base exportadora do SUV e da picape para mercados da América do Sul.
LEIA MAIS
→ Eletrificados garantem números positivos das associadas da Abeifa
SUV da Caoa Chery teve margem bruta de 10,5% e um giro de estoque médio…
Veículo pode utilizar só diesel ou biodiesel, assim como uma combinação dos dois
Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho
Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa