O mercado de veículos leves só registrou desempenho positivo na média diária de negócios em setembro por conta do crescimento das vendas diretas, principalmente as realizadas por grandes frotistas, entre os quais as locadoras.
A fatia das vendas diretas chegou a 54,84%, com total de 102.788 unidades, ante as 84.455 do varejo, conforme dados divulgados esta semana pela Fenabrave, a entidade que reúne as concessionárias de todas as marcas automotivas que atuam no País.
No primeiro bimestre, a participação dos negócios envolvendo nota fiscal emitidas pelas montadoras ficou próxima de 44% e até setembro o maior índice tinha sido o de abril, com 49,6%. Em junho, quando a MP 1.175 definiu descontos nos preços dos carros apenas para pessoas físicas, o porcentual foi de 43,5%, o menor do ano.
O mercado total de leves atingiu volume nominal de 187.433 emplacamentos, um recuo de 4,8% em relação a agosto (196.879 veículos). Por tipo de negócio, contudo, houve alta de 10,7% nas vendas diretas e queda de 19% no varejo.
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No ano, as vendas diretas respondem por 48% dos emplacamentos totais de leves, com 737.780 unidades comercializadas junto a frotistas, taxistas, produtores rurais e publico PcD (pessoa com deficiência). No acumulado de janeiro a setembro de 2002 o índice era similar, de 47,47%.
O crescimento das vendas diretas em 2023 é de 11,4%, ligeiramente acima dos 10% de alta no mercado total de veículos leves, que atingiu 1,53 milhão de unidades contra total de 1,39 milhão do mesmo período do ano passado.
Entre os automóveis, o VW Polo liderou as vendas diretas em setembro, com 6.755 unidades. Na sequência vieram Hyundai HB20 (5.159 unidades) e Chevrolet Onix Plus (4.821). Os três também estão no topo do ranking de atacado no acumulado do ano, só que nesse caso o hatch da marca coreana aparece em terceiro lugar,
Entre os comercias leves, a Fiat Strada ocupa a primeira colocação, com mais de 10,2 mil emplacamentos no atacado, seguida da VW Savero, com 4.808 licenciamentos, e Fiat Toro (2.722).
No varejo, os SUVs dominaram os emplacamentos de setembro. A liderança ficou com o Honda HR-V (4,2 mil unidades), seguido do Hyundai Creta (3,6 mil) e Chebrolet Tracker (3,4 mil).
Por marcas, a Fiat é com maior participação nas vendas diretas (27,2%), seguida da Volkswagen (17,7%), FM (15,9%) e Jeep (8,5%).
Fotos: Divulgação
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