Empresa

Renault, Volvo e CMA CGM se juntam para produzir furgões elétricos

Joint venture deverá ser criada no início de 2024 e produção estimada para 2026

Os grupos Renault e Volvo assinaram acordo para criação de uma nova empresa para desenvolvimento e produção de uma geração inteiramente nova de furgões elétricos. Cada uma das empresas, com parte iguais, pretende investir capital inicial € 300 milhões nos próximos três anos.

Por sua vez, a CMA CGM, gigante na área de logística, assinou carta de intenções não vinculativa com os grupos para participar da joint venture. Fica acordado que a companhia aportará € 120 milhões por meio do Pulse, seu Fundo de Energia dedicado a acelerar a descarbonização dos setores de transporte e logística. Enquanto aguardam a entrada da empresa, os grupos seguem em busca de parceiros e investimentos.

A joint venture é resposta à necessidade acelerada de descarbonizar o transporte diante das mudanças climáticas. Também no horizonte a projeção que o mercado de furgões eletrificados, em especial na Europa, irá triplicar até 2030.

LEIA MAIS

→Polo de veículos elétricos da Renault produzirá até carcaças para baterias

→Volvo inicia testes com o FM Electric no País

Segundo comunicado, os futuros furgões elétricos serão baseados a partir de uma nova plataforma modular para se adaptar a diversos tipos de carrocerias a um baixo custo.

O veículo será definido por software, o que possibilitará a integração de serviços, como monitoramento das operações, planejamento de rotas, financiamentos, seguros e atualização ao longo de toda vida útil do veículo. Os grupos adiantam que no pacote terá versão com bateria de 800 V, configuração ainda inédita no segmento de comerciais leves.

A nova empresa será totalmente independente e, os grupos ressaltam, que terá agilidade de uma startup aliada ao conhecimento e solidez das respectivas fabricantes em suas atividades. De um lado, a Renault como líder em comerciais leves e experiência consolidada em eletrificação, de outro, a Volvo, líder no setor de caminhões e ampla base de clientes profissionais da área de logística em todo o mundo.

As operações da nova empresa estão previstas para começar no início de 2024, a depender das aprovações regulatórias. Será baseada na França e a produção é estimada para 2026.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás