Produto

Mercedes-Benz revela o elétrico eActros 600

Caminhão surge com alternativa para o transporte de carga sem emissão de gases poluentes em rotas de longas distâncias

A Mercedes-Benz tirou todos os panos de cima do eActros 600, caminhão movido a bateria para aplicações rodoviárias de longas distâncias. A estreia mundial foi em Hamburgo, na Alemanha, em evento no qual a companhia ratificou pretensão de entregar ao transportador um novo padrão em tecnologia, sustentabilidade, design e rentabilidade.

Atração principal da marca no IAA Transportation 2022, em Hanover, ainda como protótipo, o eActros surge com a promessa de poder cumprir 500 quilômetros sem necessidade de recargas intermediárias. Ao considerar que em torno de 60% das viagens de longas distâncias de clientes da Mercedes-Benz são mais curtas, a empresa entende que apenas a infraestrutura de carregamento no transportador e nos pontos de entrega será suficiente para tornar viável a maior parte das operações.

LEIA MAIS

→Mercedes-Benz mostra o eActros para longas distâncias

→Mercedes-Benz revela os contornos do eActros 600

O modelo será construído com três baterias de fosfato de ferro-lítio de 207 kWh cada, tecnologia que garante longa vida útil. Segundo a Mercedes-Benz, o projeto atende aos mesmos requisitos de Actros convencional a diesel, de até 1,2 milhão de quilômetros em 10 anos de operação. Um novo eixo elétrico de 800 Volts recebeu dois motores elétricos que geram potência contínua de 400 kW e máxima de 600 kW.

Além de proporcionar cinco modos de recuperação de energia, aliando desaceleração e frenagem, o eActros poderá se recarregado em estações rápidas de até 400 kW, bem como também, quando disponível com cargas de Megawatts. Nesse caso, a capacidade das baterias será recuperada de 20% a 80% em 30 minutos.

O eAtros foi projetado para atender necessidades de Peso Bruto Total Combinado de 44 toneladas. Com um semirreboque padrão, é capaz de transferir 22 toneladas de carga útil. Além do cavalo-mecânico, a Mercedes-Benz também terá no portfólio versões rígidas.

O novo elétrico da Mercedes-Benz também inova no habitáculo, com aprimoramentos aerodinâmicos. Chamada de ProCabin, a cabine tem a grade dianteira totalmente fechada, defletores de ar nas laterais e teto e compartimento fechado do motor.

As vendas do eActros 600 começam ainda este ano, mas o início da produção, em Wörth, na Alemanha, somente no fim de 2024.


Foto: Daimler Truck/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

“A GWM não está em uma corrida de 100 metros, mas em uma maratona”

Em primeira visita ao Brasil, Parker Shi, Presidente da GWM International, defende crescimento gradual da…

% dias atrás

Nova geração quer recolocar a Triton na trilha do consumidor

Picape da Mitsubishi ganhou em dimensões, conforto e estilo

% dias atrás

Entre os seminovos, Tiggo 5 lidera em rentabilidade

SUV da Caoa Chery teve margem bruta de 10,5% e um giro de estoque médio…

% dias atrás

Grupo Potencial compra caminhões flex da Volvo

Veículo pode utilizar só diesel ou biodiesel, assim como uma combinação dos dois

% dias atrás

Hyundai HB20 brasileiro desembarca na Argentina

Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho

% dias atrás

Northvolt entra com pedido de concordata nos EUA

Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…

% dias atrás