Caminhão surge com alternativa para o transporte de carga sem emissão de gases poluentes em rotas de longas distâncias
A Mercedes-Benz tirou todos os panos de cima do eActros 600, caminhão movido a bateria para aplicações rodoviárias de longas distâncias. A estreia mundial foi em Hamburgo, na Alemanha, em evento no qual a companhia ratificou pretensão de entregar ao transportador um novo padrão em tecnologia, sustentabilidade, design e rentabilidade.
Atração principal da marca no IAA Transportation 2022, em Hanover, ainda como protótipo, o eActros surge com a promessa de poder cumprir 500 quilômetros sem necessidade de recargas intermediárias. Ao considerar que em torno de 60% das viagens de longas distâncias de clientes da Mercedes-Benz são mais curtas, a empresa entende que apenas a infraestrutura de carregamento no transportador e nos pontos de entrega será suficiente para tornar viável a maior parte das operações.
LEIA MAIS
→Mercedes-Benz mostra o eActros para longas distâncias
→Mercedes-Benz revela os contornos do eActros 600
O modelo será construído com três baterias de fosfato de ferro-lítio de 207 kWh cada, tecnologia que garante longa vida útil. Segundo a Mercedes-Benz, o projeto atende aos mesmos requisitos de Actros convencional a diesel, de até 1,2 milhão de quilômetros em 10 anos de operação. Um novo eixo elétrico de 800 Volts recebeu dois motores elétricos que geram potência contínua de 400 kW e máxima de 600 kW.
Além de proporcionar cinco modos de recuperação de energia, aliando desaceleração e frenagem, o eActros poderá se recarregado em estações rápidas de até 400 kW, bem como também, quando disponível com cargas de Megawatts. Nesse caso, a capacidade das baterias será recuperada de 20% a 80% em 30 minutos.
O eAtros foi projetado para atender necessidades de Peso Bruto Total Combinado de 44 toneladas. Com um semirreboque padrão, é capaz de transferir 22 toneladas de carga útil. Além do cavalo-mecânico, a Mercedes-Benz também terá no portfólio versões rígidas.
O novo elétrico da Mercedes-Benz também inova no habitáculo, com aprimoramentos aerodinâmicos. Chamada de ProCabin, a cabine tem a grade dianteira totalmente fechada, defletores de ar nas laterais e teto e compartimento fechado do motor.
As vendas do eActros 600 começam ainda este ano, mas o início da produção, em Wörth, na Alemanha, somente no fim de 2024.
Foto: Daimler Truck/Divulgação
Em primeira visita ao Brasil, Parker Shi, Presidente da GWM International, defende crescimento gradual da…
Picape da Mitsubishi ganhou em dimensões, conforto e estilo
SUV da Caoa Chery teve margem bruta de 10,5% e um giro de estoque médio…
Veículo pode utilizar só diesel ou biodiesel, assim como uma combinação dos dois
Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho
Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…