Produto

Mercedes-Benz revela o elétrico eActros 600

Caminhão surge com alternativa para o transporte de carga sem emissão de gases poluentes em rotas de longas distâncias

A Mercedes-Benz tirou todos os panos de cima do eActros 600, caminhão movido a bateria para aplicações rodoviárias de longas distâncias. A estreia mundial foi em Hamburgo, na Alemanha, em evento no qual a companhia ratificou pretensão de entregar ao transportador um novo padrão em tecnologia, sustentabilidade, design e rentabilidade.

Atração principal da marca no IAA Transportation 2022, em Hanover, ainda como protótipo, o eActros surge com a promessa de poder cumprir 500 quilômetros sem necessidade de recargas intermediárias. Ao considerar que em torno de 60% das viagens de longas distâncias de clientes da Mercedes-Benz são mais curtas, a empresa entende que apenas a infraestrutura de carregamento no transportador e nos pontos de entrega será suficiente para tornar viável a maior parte das operações.

LEIA MAIS

→Mercedes-Benz mostra o eActros para longas distâncias

→Mercedes-Benz revela os contornos do eActros 600

O modelo será construído com três baterias de fosfato de ferro-lítio de 207 kWh cada, tecnologia que garante longa vida útil. Segundo a Mercedes-Benz, o projeto atende aos mesmos requisitos de Actros convencional a diesel, de até 1,2 milhão de quilômetros em 10 anos de operação. Um novo eixo elétrico de 800 Volts recebeu dois motores elétricos que geram potência contínua de 400 kW e máxima de 600 kW.

Além de proporcionar cinco modos de recuperação de energia, aliando desaceleração e frenagem, o eActros poderá se recarregado em estações rápidas de até 400 kW, bem como também, quando disponível com cargas de Megawatts. Nesse caso, a capacidade das baterias será recuperada de 20% a 80% em 30 minutos.

O eAtros foi projetado para atender necessidades de Peso Bruto Total Combinado de 44 toneladas. Com um semirreboque padrão, é capaz de transferir 22 toneladas de carga útil. Além do cavalo-mecânico, a Mercedes-Benz também terá no portfólio versões rígidas.

O novo elétrico da Mercedes-Benz também inova no habitáculo, com aprimoramentos aerodinâmicos. Chamada de ProCabin, a cabine tem a grade dianteira totalmente fechada, defletores de ar nas laterais e teto e compartimento fechado do motor.

As vendas do eActros 600 começam ainda este ano, mas o início da produção, em Wörth, na Alemanha, somente no fim de 2024.


Foto: Daimler Truck/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Scania espera mercado de caminhões acima de 16 toneladas 5% maior em 2025

Com reforço no portfólio de semipesados, expectativa da marca é de dobrar ao menos dobrar…

% dias atrás

Tera, o nome do novo SUV da Volkswagen

Produzido em Taubaté, modelo inédito chegará no mercado brasileiro em 2025

% dias atrás

Volvo comemora 30 anos do FH no Brasil na Fenatran com série especial limitada

No compromisso pela descarbonização, marca passa a dispor sob consulta modelo B100 flex

% dias atrás

Alckmin na Fenatran: falta de recursos empaca renovação de frota.

Presidentes da Anfavea e da NTC&Logística foram enfáticos quanto à importância do programa no contexto…

% dias atrás

Com testes em 2025, Mercedes-Benz inicia era de caminhões elétricos no Brasil

Modelos eActros eCanter rodarão em 2025 em operações de oito empresas clientes da marca

% dias atrás

Iveco destina R$ 510 milhões para P&D até 2028

Anúncio foi feito pelo presidente da montadora na Fenatran, também palco de lançamento do Iveco…

% dias atrás