A Stellantis revelou nesta quarta-feira, 18, o plano Stellantis Pro One dedicado a aprimorar e ampliar sua atuação no segmento de veículos comerciais mundialmente. A nova estratégia abrangerá van, picapes e serviços de seis marcas do grupo — Citroën, Fiat,Opel, Peugeot, Ram e Vauxhall — em todos os continentes.
Aspectos importantes da nova estratégia, apresentada em entrevista coletiva por Jean-Philippe Imparato, head mundial da Unidade de Veículos Comerciais da Stellantis, é o esperado brutal crescimento de propulsões eletrificadas e conectividade nos próximos anos na busca de garantir, além da descarbonização das operações e da frota, a redução de custos e aumento da rentabilidade dos clientes, sobretudo profissionais.
Os negócios com veículos comerciais representam atualmente perto de € 60 bilhões, um terço das receitas líquidas da Stellantis. Em todo o mundo, o grupo negocia cerca de 1,6 milhão de picapes e vans anualmente. Este ano, já ultrapassou 1,1 milhão. O grupo é líder do segmento na Europa com 31% de participação, assim como na América do Sul, com fatia de 28%.
Caso cumpra as metas estabelecidas pelo plano estratégico global Dare Forward, o segmento duplicará o faturamento até 2030 em comparação com 2021, com modelos movidos a eletricidade respondendo por 40% do mix de vendas e geração de € 5 bilhões em receitas de serviços.
Novas linhas
O primeiro movimento concreto nessa trajetória e de impacto aos olhos dos potenciais consumidores será revelado já na semana que vem. Na segunda-feira, 23, a Stellantis desvendará linha de vans renovada para cada uma das marcas, com opções de motorização de emissão zero — e até a hidrogênio — conectividade total e elevado nível de sistemas de auxílio à condução.
A Stellantis também promoverá, quase simultaneamente, a renovação da linha de produtona América do Norte, com a eletrificação dos próximos lançamentos de vans e picapes, dentre elas a Ram ProMaster
EV e a 2025 Ram 1500 REV.
“A renovação de toda a gama de vans, com base nas ofertas elétricas de segunda geração, juntamente com a eletrificação de quatro picapes a partir de 2024, estão no centro do projeto Pro One,” afirma Xavier Peugeot, vice-presidente da divisão de veículos comerciais.
Retrofit
Além de novos produtos e tecnologias, a Stellantis se compromete também a aprimorar e ampliar serviços como
soluções de carregamento dedicadas e ofertas de wallbox da divisãoFree2Move eSolution, além de conceber ferramentas financeiras específica para o segmento e ter a totalidade de suas novas vans e picapes conectadas até o final de 2023 e atualizações over-the-air a partir de 2026.
Mais ainda: não pretende deixar “desamparados” os atuais proprietários de suas picapes e vans. Para isso, por meio de parceria com a Qinomic, empresa francesa de tecnologia de mobilidade, está elaborando um programa de conversão de veículos comerciais leves a combustão para a propulsão elétrica. o retorfit terá garantia de fábrica e objetiva prolongar a vida útil das frotas existentes.
LEIA MAIS
→ Titano é o nome da primeira picape grande da Fiat
→ Elétrica, Ram 1500 REV terá 800 km de autonomia
Foto: Divulgação
- Consórcios caminham para recorde de cotas vendidas - 16 de dezembro de 2024
- Após três décadas, Corolla perde a hegemonia de Toyota mais vendido no Brasil - 16 de dezembro de 2024
- Segundo semestre “salva” as exportações de veículos - 12 de dezembro de 2024