Empresa

Com novos produtos e tecnologias, Stellantis quer liderança mundial em vans e picapes

Grupo lançará linha de vans para seis marcas

A Stellantis revelou nesta quarta-feira, 18, o plano Stellantis Pro One dedicado a aprimorar e ampliar sua atuação no segmento de veículos comerciais mundialmente. A nova estratégia abrangerá van, picapes e serviços de seis marcas do grupo — Citroën, Fiat,Opel, Peugeot, Ram e Vauxhall — em todos os continentes.

Aspectos importantes da nova estratégia, apresentada em entrevista coletiva por Jean-Philippe Imparato, head mundial da Unidade de Veículos Comerciais da Stellantis, é o esperado brutal crescimento de propulsões eletrificadas e conectividade nos próximos anos na busca de garantir, além da descarbonização das operações e da frota, a redução de custos e aumento da rentabilidade dos clientes, sobretudo profissionais.

Os negócios com veículos comerciais representam atualmente perto de € 60 bilhões, um terço das receitas líquidas da Stellantis. Em todo o mundo, o grupo negocia cerca de 1,6 milhão de picapes e vans anualmente. Este ano, já ultrapassou 1,1 milhão. O grupo é líder do segmento na Europa com 31% de participação, assim como na América do Sul, com fatia de 28%.

Caso cumpra as metas estabelecidas pelo plano estratégico global Dare Forward, o segmento duplicará o faturamento até 2030 em comparação com 2021, com modelos movidos a eletricidade respondendo por 40% do mix de vendas e geração de € 5 bilhões em receitas de serviços.

Novas linhas 

O primeiro movimento concreto nessa trajetória e de impacto aos olhos dos potenciais consumidores será revelado já na semana que vem. Na segunda-feira, 23, a  Stellantis desvendará linha de vans renovada para cada uma das marcas, com opções de motorização de emissão zero — e até  a hidrogênio — conectividade total e elevado nível  de sistemas de auxílio à condução.

A Stellantis também promoverá, quase simultaneamente, a renovação da linha de produtona América do Norte, com a eletrificação dos próximos  lançamentos de vans e picapes, dentre elas a Ram ProMaster
EV e a 2025 Ram 1500 REV.

“A renovação de toda a gama de vans, com base nas ofertas elétricas de segunda geração, juntamente com a eletrificação de quatro picapes a partir de 2024, estão no centro do projeto Pro One,” afirma Xavier Peugeot, vice-presidente da divisão de veículos comerciais.

Retrofit

Além de novos produtos e tecnologias, a Stellantis se compromete também a aprimorar e ampliar serviços como
soluções de carregamento dedicadas e ofertas de wallbox da divisãoFree2Move eSolution, além de conceber ferramentas financeiras específica para o segmento e ter  a totalidade de suas novas vans e picapes conectadas até o final de 2023 e atualizações over-the-air a partir de 2026.

Mais ainda: não pretende deixar “desamparados” os atuais proprietários de suas picapes e vans. Para isso, por meio de parceria com a Qinomic, empresa francesa de tecnologia de mobilidade, está elaborando um programa de conversão de  veículos comerciais leves a combustão para a propulsão elétrica.  o retorfit terá garantia de fábrica e  objetiva prolongar a vida útil das frotas existentes.

LEIA MAIS

→ Titano é o nome da primeira picape grande da Fiat

→ Elétrica, Ram 1500 REV terá 800 km de autonomia


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás