Empresa

Com novos produtos e tecnologias, Stellantis quer liderança mundial em vans e picapes

Grupo lançará linha de vans para seis marcas

A Stellantis revelou nesta quarta-feira, 18, o plano Stellantis Pro One dedicado a aprimorar e ampliar sua atuação no segmento de veículos comerciais mundialmente. A nova estratégia abrangerá van, picapes e serviços de seis marcas do grupo — Citroën, Fiat,Opel, Peugeot, Ram e Vauxhall — em todos os continentes.

Aspectos importantes da nova estratégia, apresentada em entrevista coletiva por Jean-Philippe Imparato, head mundial da Unidade de Veículos Comerciais da Stellantis, é o esperado brutal crescimento de propulsões eletrificadas e conectividade nos próximos anos na busca de garantir, além da descarbonização das operações e da frota, a redução de custos e aumento da rentabilidade dos clientes, sobretudo profissionais.

Os negócios com veículos comerciais representam atualmente perto de € 60 bilhões, um terço das receitas líquidas da Stellantis. Em todo o mundo, o grupo negocia cerca de 1,6 milhão de picapes e vans anualmente. Este ano, já ultrapassou 1,1 milhão. O grupo é líder do segmento na Europa com 31% de participação, assim como na América do Sul, com fatia de 28%.

Caso cumpra as metas estabelecidas pelo plano estratégico global Dare Forward, o segmento duplicará o faturamento até 2030 em comparação com 2021, com modelos movidos a eletricidade respondendo por 40% do mix de vendas e geração de € 5 bilhões em receitas de serviços.

Novas linhas 

O primeiro movimento concreto nessa trajetória e de impacto aos olhos dos potenciais consumidores será revelado já na semana que vem. Na segunda-feira, 23, a  Stellantis desvendará linha de vans renovada para cada uma das marcas, com opções de motorização de emissão zero — e até  a hidrogênio — conectividade total e elevado nível  de sistemas de auxílio à condução.

A Stellantis também promoverá, quase simultaneamente, a renovação da linha de produtona América do Norte, com a eletrificação dos próximos  lançamentos de vans e picapes, dentre elas a Ram ProMaster
EV e a 2025 Ram 1500 REV.

“A renovação de toda a gama de vans, com base nas ofertas elétricas de segunda geração, juntamente com a eletrificação de quatro picapes a partir de 2024, estão no centro do projeto Pro One,” afirma Xavier Peugeot, vice-presidente da divisão de veículos comerciais.

Retrofit

Além de novos produtos e tecnologias, a Stellantis se compromete também a aprimorar e ampliar serviços como
soluções de carregamento dedicadas e ofertas de wallbox da divisãoFree2Move eSolution, além de conceber ferramentas financeiras específica para o segmento e ter  a totalidade de suas novas vans e picapes conectadas até o final de 2023 e atualizações over-the-air a partir de 2026.

Mais ainda: não pretende deixar “desamparados” os atuais proprietários de suas picapes e vans. Para isso, por meio de parceria com a Qinomic, empresa francesa de tecnologia de mobilidade, está elaborando um programa de conversão de  veículos comerciais leves a combustão para a propulsão elétrica.  o retorfit terá garantia de fábrica e  objetiva prolongar a vida útil das frotas existentes.

LEIA MAIS

→ Titano é o nome da primeira picape grande da Fiat

→ Elétrica, Ram 1500 REV terá 800 km de autonomia


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Brasileiros já compraram 2 milhões de veículos leves em 2024

Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano

% dias atrás

Alckmin recebe CEO global da Honda

Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…

% dias atrás

Começa na segunda a maior feira de transporte da América Latina

AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran

% dias atrás

Honda mexe bem pouco na família City 2025

Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma

% dias atrás

Picape que vende mais que carro no Brasil atinge 2 milhões de unidades

Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano

% dias atrás

XCMG lançará na Fenatran caminhão leve elétrico

Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País

% dias atrás