Mercado

Kwid terá venda direta para o cliente comum, com desconto de R$ 7,2 mil

Acordo da Renault com a rede vale por até dois meses para os modelos em estoque nas concessionárias

A Renault anuncia que por um período de até dois meses vai vender o seu modelo de entrada, o Kwid, com preço de venda direta para o consumidor comum. Com isso, o compacto ficou até R$ 7,2 mil mais barato, em patamar próximo ao praticado durante a vigência da Medida Provisória 1.175 nos meses de junho e julho.

A prática da venda direta, que envolve a emissão da nota fiscal direto da montadora, limita-se no Brasil aos negócios no atacado, tipo locadoras e frotistas, além de taxistas, produtores rurais e PcD (pessoa com deficiência).

No caso do Kwid, a Renault informa que foi feito um acordo com a rede que vale para os modelos em estoque nas concessionárias por um prazo de no máximo dois meses. A montadora vai recomprar o carro estocado e vender direto para o consumidor. A concessionária recebe comissão, mas em valor menor do que o praticado normalmente.

Já há no País uma marca operando exclusivamente com venda direta. É a chinesa GWM, que assinou convenção de marca com sua rede de concessionárias autorizando a prática. Em comunicado distribuído nesta quinta-feira, 19, a Renault informa que todos os pedidos continuam sendo realizados por meio da rede de concessionárias.

O preço de tabela do modelo em junho, quando foi publicada a referida MP, era de R$ 68.990,00. Na ocasião a versão Zen chegou a custar R$ 10 mil menos, sendo R$ 8 mil em função do incentivo do governo e o restante bancado pela montadora.

Essa ação evidencia uma retração no varejo automotivo. As vendas diretas estão em alta, enquanto o movimento nas lojas está bastante fraco, conforme revelam fontes ligadas às consessionárias.

LEIA MAIS

Renault Kwid retorna ao Top 10 no ranking por modelos

“Nos meses de junho e julho, impulsionado pela MP, o mercado automotivo brasileiro demonstrou um crescimento importante, de 38% quando comparado à média diária do acumulado do ano até aquela data. Nesse período, o Kwid foi um sucesso crescendo quase três vezes mais que a média de mercado”, lembra Gustavo Ogawa, diretor de Vendas e Rede.

Esse resultado, segundo o executivo, demonstrou que um estímulo adicional era necessário para incrementar as vendas, razão de a Renault do Brasil inovar mais uma vez em busca de melhora no movimento das concessionárias. “Em conjunto com nossa rede, adotamos a modalidade de faturamento direto da montadora para clientes do varejo, garantindo o melhor preço a eles”.

O Kwid é um dos modelos mais acessíveis do País, tendo por concorrente na sua faixa de preços apenas o Fiat Mobi. Seu motor flex é o mais econômico oferecido no mercado, segundo a lista atualizada do Programa Brasileiro de Etiquetagem veicular (PBEV).


Foto: Divulgação/Renault

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás