Acordo da Renault com a rede vale por até dois meses para os modelos em estoque nas concessionárias
A Renault anuncia que por um período de até dois meses vai vender o seu modelo de entrada, o Kwid, com preço de venda direta para o consumidor comum. Com isso, o compacto ficou até R$ 7,2 mil mais barato, em patamar próximo ao praticado durante a vigência da Medida Provisória 1.175 nos meses de junho e julho.
A prática da venda direta, que envolve a emissão da nota fiscal direto da montadora, limita-se no Brasil aos negócios no atacado, tipo locadoras e frotistas, além de taxistas, produtores rurais e PcD (pessoa com deficiência).
No caso do Kwid, a Renault informa que foi feito um acordo com a rede que vale para os modelos em estoque nas concessionárias por um prazo de no máximo dois meses. A montadora vai recomprar o carro estocado e vender direto para o consumidor. A concessionária recebe comissão, mas em valor menor do que o praticado normalmente.
Já há no País uma marca operando exclusivamente com venda direta. É a chinesa GWM, que assinou convenção de marca com sua rede de concessionárias autorizando a prática. Em comunicado distribuído nesta quinta-feira, 19, a Renault informa que todos os pedidos continuam sendo realizados por meio da rede de concessionárias.
O preço de tabela do modelo em junho, quando foi publicada a referida MP, era de R$ 68.990,00. Na ocasião a versão Zen chegou a custar R$ 10 mil menos, sendo R$ 8 mil em função do incentivo do governo e o restante bancado pela montadora.
Essa ação evidencia uma retração no varejo automotivo. As vendas diretas estão em alta, enquanto o movimento nas lojas está bastante fraco, conforme revelam fontes ligadas às consessionárias.
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“Nos meses de junho e julho, impulsionado pela MP, o mercado automotivo brasileiro demonstrou um crescimento importante, de 38% quando comparado à média diária do acumulado do ano até aquela data. Nesse período, o Kwid foi um sucesso crescendo quase três vezes mais que a média de mercado”, lembra Gustavo Ogawa, diretor de Vendas e Rede.
Esse resultado, segundo o executivo, demonstrou que um estímulo adicional era necessário para incrementar as vendas, razão de a Renault do Brasil inovar mais uma vez em busca de melhora no movimento das concessionárias. “Em conjunto com nossa rede, adotamos a modalidade de faturamento direto da montadora para clientes do varejo, garantindo o melhor preço a eles”.
O Kwid é um dos modelos mais acessíveis do País, tendo por concorrente na sua faixa de preços apenas o Fiat Mobi. Seu motor flex é o mais econômico oferecido no mercado, segundo a lista atualizada do Programa Brasileiro de Etiquetagem veicular (PBEV).
Foto: Divulgação/Renault
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