Para a Anfavea, a escolha do País para sediar o encontro mostra o protagonismo brasileiro em soluções energéticas
Um evento inédito na história da indústria automobilística acontece na próxima semana em São Paulo. Pela primeira vez o Brasil sediará o encontro anual da OICA, Organização Internacional dos Construtores de Autoveículos, reunindo dirigentes de todos os continentes para debater os rumos e desafios do setor em nível global.
Na avaliação da Anfavea, a escolha do Brasil para sediar o encontro este ano é extremamente simbólica, mostrando a atenção de outros países para as soluções brasileiras de descarbonização: “Isso mostra o protagonismo da indústria do nosso País e das nossas soluções energéticas”.
A reunião programada para quinta e sexta-feira, 26 e 27 de outubro, no JW Marriott, reunirá presidentes de 36 associações similares à Anfavea.
A informação de que o encontro anual da poderosa OICA seria este ano em São Paulo foi antecipada por Márcio de Lima Leite, o presidente da associação que reúne as montadoras brasileiras, durante o seminário “Conduzindo o futuro da eletrificação no Brasil” realizado em Brasília em meados de junho.
Na ocasião, o presidente da OICA, John Bozzela (foto acima), teve participação online na abertura do evento da Anfavea. Ele falou sobre as ações de descarbonização em curso no mundo todo, destacando que o importante é um futuro limpo, independentemente dos caminhos a serem seguidos:
“Não achamos que todos os países devem adotar a mesma tecnologia. Há caminhos diferente a serem trilhados, envolvendo políticas específicas por região ou país de acordo com as características locais”.
O dirigente da OICA disse no seminário que o fundamental é haver uma colaboração global, envolvendo indústria e governos, para que as melhores práticas sejam disseminadas, com benefícios ao meio ambiente no contexto mundial.
LEIA MAIS
→Reunião anual da OICA será no Brasil pela primeira vez
→Previsibilidade, a palava da vez no setor automotivo
→Governo vai incentivar produção de baterias elétricas
Além de reunir números globais do setor, a OICA trabalha em prol da inovação tecnológica em difentes áreas, “buscando a harmonização global dos padrões ambientais e de segurança para beneficiar todos os países”, conforme destaca em seu site.
Fotos: Divulgação
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027