Indústria

Com seca atrapalhando navegação, fabricantes de motos antecipam férias em Manaus

 Yamaha, Kawasaki e JToledo/JTZ deixarão de produzir, juntas, cerca de 15,5 mil motos nas próximas semanas

Colcaboração Mário Curcio

Parte das fábricas de motos em Manaus, AM, vai antecipar as férias coletivas em decorrência da seca que afeta a Região Norte, muito dependente do transporte fluvial. As empresas adiantaram o descanso que concederiam na segunda metade de dezembro.

Yamaha, Kawasaki e J. Toledo/JTZ já formalizaram a antecipação das férias coletivas ao Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas.

A Yamaha, segunda maior fábrica de motos do País, estará em recesso entre os dias 1º e 10 de novembro. A Kawasaki vai parar por um período mais longo, de 6 a 27 de novembro

A J. Toledo/JTZ  só ocnfirmou a antecipação do recesso. A companhia, responsável pela montagem de motos Suzuki, Haojue, Kymco e Zontes, não informou os dias de início e fim das férias coletivas

A partir de dados de produção consolidados até setembro, é possível estimar que 15,5 mil motos deixarão de ser montadas durante novembro, levando em conta apenas essas três grandes empresas. O total equivale a 12% da produção média mensal de motos em Manaus.

A Honda, que detém mais de 70% do mercado brasileiro de motocicletas, informou que permanece adotando alternativas logísticas para manter a produção, mas ainda não tem previsão de férias coletivas. Segundo fonte em Manaus, a empresa teria recorrido ao transporte aéreo para manter as linhas de montagem abastecidas.

Outras fábricas questionadas informaram que manterão a produção normal em novembro: BMW, Dafra, Ducati e Royal Enfield. Na indústria de bicicletas Caloi também não há mudanças previstas.

LEIA MAIS

→ Seca na Região Norte já afeta fábricas de motocicletas

→ Novo Rota 2030 deve contemplar motos e tratores

A Abraciclo, entidade que reúne fabricantes do setor de duas rodas, informa que “o cenário atual é de atenção e que todas as suas 14 associadas realizam monitoramento contínuo da situação”. Por isso ainda é provável que mais fábricas adiantem o recesso de fim de ano.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas informa ainda que a antecipação das férias também foi adotada por fabricantes de eletroeletrônicos como Envision, Samsung e TCL Semp. O total de metalúrgicos com férias antecipadas supera os 15 mil.


 

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Brasileiros já compraram 2 milhões de veículos leves em 2024

Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano

% dias atrás

Alckmin recebe CEO global da Honda

Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…

% dias atrás

Começa na segunda a maior feira de transporte da América Latina

AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran

% dias atrás

Honda mexe bem pouco na família City 2025

Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma

% dias atrás

Picape que vende mais que carro no Brasil atinge 2 milhões de unidades

Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano

% dias atrás

XCMG lançará na Fenatran caminhão leve elétrico

Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País

% dias atrás