Indústria

Importações de autopeças chinesas seguem em queda

No geral, compras no exterior caíram 3,8% até setembro, enquanto as exportaçôes cresceram 13,7%

OBrasil segue reduzindo a compra de autopeças chinesas, enquanto amplia as aquisições nos Estados Unidos e México. Relatório do Sindipeças indica que as importações do país asiático recuaram 7,6% no acumulado até setembro, baixando de US$ 2,4 bilhões nos primeiros nove meses de 2002 para US$ 2,2 bilhões este ano.

Em contrapartida, os Estados Unidos ampliaram seus negócios com o Brasil em 2,3%, de US$ 1,79 bilhão para US$ 1,83 bilhão o México em  3,5%, de US$ 1,03 bilhão para US$ 1,07 bilhão. A participação das peças estadunidenses chegou a 12,8% este ano, bem próxima da chinesa, que é de 15,5%.

LEIA MAIS

Autopeças ainda importam o dobro do que exportam

Pela ordem os cinco principais vendedores de componentes automotivos para o Brasil são China, Estados Unidos, Alemanha, Japão e México. Assim como as aquisições junto à indústria chinesa, também as relattivas a Alemanha e Japão estão em queda, de 5,5% e 6,6%, respectivamente, com negócios este ano da ordem de US$ 1,42 bilhão e US$ 1,22 bilhão.

No cômputo total, as importações de autopeças atingiram US$ 14,4 bilhões no acumulado até setembro, com queda de 3,8% que reflete “o fraco desempenho das atividades domésticas do setor automotivo”, conforme destaca o Sindipeças sem seu relatório da balança comercial.

As aquisições no exterior em setembro somaram US$ 1,48 bilhão, indicando ueda tanto frente ao mesmo mês do ano passado (-13,3%), quanto em relação a agosto (-15,9%).

Já as exportações estão em alta no acumulado do ano, com US$ 6,9 bilhões e variação positiva de 13,7%, mas também caíram no mês passado. O recuo foi de 7,4% no comparativo interanual e de 17,5% no mensal. Os principais compradores de autopeças brasileiras são Argentina,

Com esses desempenhos, a indústria de autopeças segue reduzindo seu déficit comercial, que até setembro deste ano é de US$ 7,5 bilhões no ano, valor 15,8% inferior ao do mesmo período de 2022.


Foto: Fenatran

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás