O Rio de Janeiro foi palco nesta quarta-feira, 25, da estreia mundial do Kardian, SUV compacto e urbano que inicia uma nova fase internacional da Renault, marcada pela renovação total do seu portfólio de produtos fora da Europa.
Em plataforma nova, a CMF, o modelo tem motor também novo, o 1.0 turbo de três cilindros, que entrega 125 cv e 220 Nm de torque, com injeção direta, associado a um câmbio automático com dupla embreagem EDC.
Já em produção pré-série na fábrica paranaense da São José dos Pinhais, seu lançamento comercial está previsto para março do próximo ano.
Desenvolvido pelas engenharias da França e do Brasil, o Kardian será exportado para 20 países da América Latina já a partir do ano que vem e também será produzido fábrica de Casablanca (Somaca), no Marrocos, para atender outros países fora da Europa.
Dentre as principais novidades dessa nova fase, Fabrice Cambolive, CEO da marca Renault, destacou a retomada do DNA da Renault (no Brasil, os modelos em produção são originários de plataformas da Dacia).
LEIA MAIS
→Renault acumula receita de € 37,4 bilhões até setembro
→Às vésperas da estreia mundial, mais um pouco do Renault Kardian
O novo SUV chega para concorrer com o Fiat Pulse e VW Nivus, mas seu preço só será revelado por ocasião da sua chegada no mercado brasileiro no ano que vem.
Externamente, sua frente exibe a nova identidade da marca com o logo “Nouvel’R” e a nova assinatura luminosa. Internamente, seus diferenciais são o console mais alto com alavanca de velocidades de tipo “e-shifter”, as regulagens do sistema Multi-Sense que permitem customizar a condução e a possibilidade de personalização do ambiente interno a partir de oito opções luminosas.
Em termos de segurança o Kardian é equipado, entre outros itens, com seis airbags e 13 sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS), incluindo o alerta de ponto cego e a câmera multivisão.
Com a nova plataforma, que permite produzir modelos entre 4 e 5 metros, a Renault poderá desenvolver uma grande diversidade de modelos para vários mercados. Posicionado no segmento B, o Kardian tem comprimento de 4,12 m, com 1,75 m de largura e 1,54 m de altura.
Fotos: Divulgação/Renault
- Começa na segunda a maior feira de transporte da América Latina - 1 de novembro de 2024
- Toyota nacionalizará motor dos híbridos flex e montará baterias no Brasil - 31 de outubro de 2024
- Toyota inicia construção de nova fábrica em Sorocaba - 31 de outubro de 2024