Com a finalidade de crescer internacionalmente com mais rentabilidade, a Renault anunciou nesta quarta-feira, 25, seu plano estratégico para os mercados fora da Europa no período 2023-2027, que contempla o lançamento de oito novos modelos a partir de um investimento de € 3 bilhões.

O primeiro deles é o SUV Kardian, apresentado em evento realizado no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, quando a empresa revelou os detalhes do “International Game Plan 2027”, em linha com o plano Renaulution.

O aporte mundial de quase R$ 16 bilhões fora da Europa abrange não só o desenvolvimento dos novos produtos, mas também as melhorias em manufatura nas quatro regiões onde a empresa mantém fábricas: América Latina, Norte da África, Turquia e Índia, além da China.

Do investimento total de € 3 bilhões,  € 300 milhões referem-se ao novo SUV do segmento C e integram aporte de R$ 2,2 bilhões anunciado pela Renault brasileira no ano passado.

Dos oito novos modelos, cinco serão nos segmentos C e D. A nova leva de produtos também contempla versões híbridas, incluindo uma flex a etanol, conforme revelou Luiz Fernando Pedrucci, presidente da Renault América Latina.

Visando oferecer mais eficiência em termos de consumo e emissões de CO2, as novas fontes de energia e novas motorizações são: combustão interna, flexfuel (E85), GLP, híbrido leve (mild hybrid advanced) de 48 v e híbrido completo (full hybrid), com tração dianteira ou 4×4.

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Fabrice Cambolive, CEO mundial da Renault, aproveitou a apresentação do Kardian para destacar a importância do Brasil para a companhia e também para revelar intenção da marca de vender um modelo na versão híbrida ou elétrica a cada três comercializados fora da Europa até 2027:

“Agora que a renovação dos nossos produtos está dando frutos na Europa, vamos fazer com que nossa marca seja mais global e rentável. Por isso, a Renault está intensificando sua ofensiva nos mercados internacionais com o lançamento de oito novos veículos até 2027, baseados em um número reduzido de plataformas compartilhadas entre diferentes regiões, para aumentar nossas sinergias”.

Além da plataforma CMF para a América Latina, Norte da África, Turquia e Índia, a empresa desenvolveu a plataforma CMA (Compact Modular Architecture) para os segmentos D e E, baseada na Coreia do Sul em parceria com a Geely.

No caso da plataforma CMF, sua flexibilidade é evidenciada nos números divulgados pela Renault: comprimentos dos veículos entre 4 e 5 metros, entre-eixos com quatro medidas possíveis, de 2,60 m a 3 m, e módulos traseiros com três comprimentos diferentes.

“A grande flexibilidade desta plataforma vai permitir oferecer aos clientes carrocerias e silhuetas bastante diferentes”, comentou Fabrice ao revelar a picape conceito Niagara, feita na mesma plataforma do Kardian.

O modelo é o equipado com a nova tecnologia de motorização E‑Tech híbrida 4×4, ou seja, a plataforma CMF conta também com arquitetura elétrica e eletrônica, compatível com todas as regulamentações em vigor atualmente e em um futuro próximo.


Foto: Divulgação

Alzira Rodrigues
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