Produto

Com Fastback Abarth, Fiat espera dobrar vendas de sua divisão esportiva

Por R$ 160 mil, esportivo assume a condição de topo de gama do SUV. Versão Limited teve preço reduzido em R$ 8 mil.

Não é apenas um punhado de adereços estéticos como nomalmente visto em versões “esportivadas”. O Fastback Abarth, mais nova opção da divisão esportiva da Fiat, começa a ser vendido em rede de 70 concessionárias nesta quinta-feira, 26, prometendo atrair quem realmente deseja um carro esportivo na garagem.

Dotado do conhecido motor 1.3 turbo flex de 185 cavalos, o SUV vai de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos e tem
velocidade máxima de 220 km. Mas os aficionados por desempenho e motores devem ser impactados muito mais até — e de imediato — pelo ronco “desenvolvido” pela Abarth para o SUV Coupé e emitido por dois escapamentos.

Um som grave que, segundo a divisão, soará “feito música” aos ouvidos desse público que, na hora da compra, leva em conta especialmente perfomance, comportamento dinâmico e, claro, o visual agressivo, que, no caso da nova versão, é assegurado por acabamento interno específico e elementos externos exclusivos como rodas, aerofólio sobre a tampa do porta-malas e para-choque traseiro redesenhado.

O Fastback Abarth, assim, tem respostas bastante satisfatórias para os três aspectos mais desejados pelos compradores de esportivos. E uma quarta  que supreenderá muitos e, talvez, atraia clientes menos identificados com o segmento: o preço.

O Abarth custa R$ 159.990,00 e passa a ser a versão topo de gama do SUV Coupé, posição até então que cabia à Limited Edition Powered by Abarth, que igualmente tem motor 1.3  turbo, mas desempenho de 5% a 8%  inferior, sobretudo em função de ajustes e novas calibrações  de suspensão, direção e que envolveram até mesmo o curso do pedal do acelerador, por exemplo.

A condição de Fastback mais caro, entretanto, foi alcançada somente com uma manobra cada vez mais comum dos departamentos de marketing das fabricantes para carros acima dos R$ 150 mil a até R$ 250 mil. Nos últimos três meses, em especial, foram muitas as reduções de preços nessa faixa.

Pois a Fiat tratou de baixar também o valor pedido pela Limited Edition, que agora passa a custar R$ 154.490,00. Trata-se de  redução de nada menos do que R$ 8 mil, algo próximo de 5%.

Herlader Zola, vice-presidente da Fiat e da Abarth na América do Sul, entende que a diferença de apenas R$ 5,5 mil entre as duas alternativas pode, eventualmente, gerar alguma migração de consumidores para a Abarth, mas que ainda há, sim, espaço para um produto mais discreto, que associe desempenho sem chamar tanta a atenção nas ruas.

“O Fastback Abarth é um esportivo na medida certa, não restrito a um público pequeno, como normalmente são os esportivos  oferecidos aqui no Brasil”, diz o executivo, que calcula vendas mensais da ordem de 300 a 400 unidades da versão, perto de 10% do mix de vendas do modelo que chegou ao mercado há apenas um ano e tem outras três variações com motor 1.0 turbo.

Se atingir esses números de vendas,  na prática repetirá o volume médio registrado pelo Pulse Abarth, o que, portanto, representará dobrar as vendas da divisão no Brasil e esbarrar nas 10 mil unidades anuais.

Linha Fastback 2024

Turbo 200 AT: R$ 121.990,00
Audace Turbo 200 Flex AT: R$ 138.990,00
Impetus Turbo 200 Flex AT: R$ 150.990,00
Limited Edition Powered by Abarth Turbo 270 Flex AT: R$ 154.490,00
Abarth: R$ 159.990,00

A Fiat acumulou 61,5 mil SUVs no Brasil — 32,4 mil Pulse e 29,1 mil Fastback — no Brasil de janeiro a setembro e já é a terceira marca mais mais vendida do segmento, com 11,1% de participação, atrás apenas da Volkswagen (17,9%) e da Jeep (17,5%), irmã de grupo Stellantis e que, a partir de agora, também tem Herlander Zola à frente das vendas, assim como a RAM.

“Será um grande desafio denifir para onde cada marca vai”, brinca o executivo ao ser questionado se a Fiat lutará para superar a Jeep no segmento.

“Mas temos uma estratégia sólida de crescimento da Fiat em todos os segmentos em que atua e os modelos Abarth cumprem um papel importante na sequência do processo de costrução de valor da marca iniciada em 2017”.

De fato, desde então a Fiat só cresceu. Depois de liderar os licenciamentos ininterruptamente por mais de uma década até 2015 e da súbita queda a partir do ano seguinte, a marca retornou à ponta do ranking somente em 2021 e agora com 22% já tem a liderança asssegurada em 2023, ou seja, o tricampeonato consecutivo.

Treinamento para a condução esportiva

Para apresentar o Fastback Abarth ao seu público- alvo, a Fiat organizou o Abarth Racers Academy, evento de capacitação para a condução esportiva, que envolve aulas de pilotagem, de segurança e que pretende difundir e lapidar para os brasileiros a imagem da Abarth como divisão esportiva.

Serão convidados atuais proprietários do Pulse Abarth, o primeiro SUV do mundo a ostentar a marca do esporpião, e potenciais consumidores para os dias 10,11 e 12 de novembro, no Autódromo Capuava, em Indaiatuba, SP.

Zola, entretanto, já admite que a ideia é fazer da Racer Academy um programa perene ao longo de 2024, com pelo menos quatro eventos em outras localidades, em princípio que disponham de estrutura adequada, ou seja, autódromos.


Foto; Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás