Por R$ 160 mil, esportivo assume a condição de topo de gama do SUV. Versão Limited teve preço reduzido em R$ 8 mil.
Não é apenas um punhado de adereços estéticos como nomalmente visto em versões “esportivadas”. O Fastback Abarth, mais nova opção da divisão esportiva da Fiat, começa a ser vendido em rede de 70 concessionárias nesta quinta-feira, 26, prometendo atrair quem realmente deseja um carro esportivo na garagem.
Dotado do conhecido motor 1.3 turbo flex de 185 cavalos, o SUV vai de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos e tem
velocidade máxima de 220 km. Mas os aficionados por desempenho e motores devem ser impactados muito mais até — e de imediato — pelo ronco “desenvolvido” pela Abarth para o SUV Coupé e emitido por dois escapamentos.
Um som grave que, segundo a divisão, soará “feito música” aos ouvidos desse público que, na hora da compra, leva em conta especialmente perfomance, comportamento dinâmico e, claro, o visual agressivo, que, no caso da nova versão, é assegurado por acabamento interno específico e elementos externos exclusivos como rodas, aerofólio sobre a tampa do porta-malas e para-choque traseiro redesenhado.
O Fastback Abarth, assim, tem respostas bastante satisfatórias para os três aspectos mais desejados pelos compradores de esportivos. E uma quarta que supreenderá muitos e, talvez, atraia clientes menos identificados com o segmento: o preço.
O Abarth custa R$ 159.990,00 e passa a ser a versão topo de gama do SUV Coupé, posição até então que cabia à Limited Edition Powered by Abarth, que igualmente tem motor 1.3 turbo, mas desempenho de 5% a 8% inferior, sobretudo em função de ajustes e novas calibrações de suspensão, direção e que envolveram até mesmo o curso do pedal do acelerador, por exemplo.
A condição de Fastback mais caro, entretanto, foi alcançada somente com uma manobra cada vez mais comum dos departamentos de marketing das fabricantes para carros acima dos R$ 150 mil a até R$ 250 mil. Nos últimos três meses, em especial, foram muitas as reduções de preços nessa faixa.
Pois a Fiat tratou de baixar também o valor pedido pela Limited Edition, que agora passa a custar R$ 154.490,00. Trata-se de redução de nada menos do que R$ 8 mil, algo próximo de 5%.
Herlader Zola, vice-presidente da Fiat e da Abarth na América do Sul, entende que a diferença de apenas R$ 5,5 mil entre as duas alternativas pode, eventualmente, gerar alguma migração de consumidores para a Abarth, mas que ainda há, sim, espaço para um produto mais discreto, que associe desempenho sem chamar tanta a atenção nas ruas.
“O Fastback Abarth é um esportivo na medida certa, não restrito a um público pequeno, como normalmente são os esportivos oferecidos aqui no Brasil”, diz o executivo, que calcula vendas mensais da ordem de 300 a 400 unidades da versão, perto de 10% do mix de vendas do modelo que chegou ao mercado há apenas um ano e tem outras três variações com motor 1.0 turbo.
Se atingir esses números de vendas, na prática repetirá o volume médio registrado pelo Pulse Abarth, o que, portanto, representará dobrar as vendas da divisão no Brasil e esbarrar nas 10 mil unidades anuais.
Linha Fastback 2024
– Turbo 200 AT: R$ 121.990,00
– Audace Turbo 200 Flex AT: R$ 138.990,00
– Impetus Turbo 200 Flex AT: R$ 150.990,00
– Limited Edition Powered by Abarth Turbo 270 Flex AT: R$ 154.490,00
– Abarth: R$ 159.990,00
A Fiat acumulou 61,5 mil SUVs no Brasil — 32,4 mil Pulse e 29,1 mil Fastback — no Brasil de janeiro a setembro e já é a terceira marca mais mais vendida do segmento, com 11,1% de participação, atrás apenas da Volkswagen (17,9%) e da Jeep (17,5%), irmã de grupo Stellantis e que, a partir de agora, também tem Herlander Zola à frente das vendas, assim como a RAM.
“Será um grande desafio denifir para onde cada marca vai”, brinca o executivo ao ser questionado se a Fiat lutará para superar a Jeep no segmento.
“Mas temos uma estratégia sólida de crescimento da Fiat em todos os segmentos em que atua e os modelos Abarth cumprem um papel importante na sequência do processo de costrução de valor da marca iniciada em 2017”.
De fato, desde então a Fiat só cresceu. Depois de liderar os licenciamentos ininterruptamente por mais de uma década até 2015 e da súbita queda a partir do ano seguinte, a marca retornou à ponta do ranking somente em 2021 e agora com 22% já tem a liderança asssegurada em 2023, ou seja, o tricampeonato consecutivo.
Treinamento para a condução esportiva
Para apresentar o Fastback Abarth ao seu público- alvo, a Fiat organizou o Abarth Racers Academy, evento de capacitação para a condução esportiva, que envolve aulas de pilotagem, de segurança e que pretende difundir e lapidar para os brasileiros a imagem da Abarth como divisão esportiva.
Serão convidados atuais proprietários do Pulse Abarth, o primeiro SUV do mundo a ostentar a marca do esporpião, e potenciais consumidores para os dias 10,11 e 12 de novembro, no Autódromo Capuava, em Indaiatuba, SP.
Zola, entretanto, já admite que a ideia é fazer da Racer Academy um programa perene ao longo de 2024, com pelo menos quatro eventos em outras localidades, em princípio que disponham de estrutura adequada, ou seja, autódromos.
Foto; Divulgação
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