Indústria

Stellantis compra 20% da Leapmotor, fabricante chinesa de carros elétricos

Empresas criarão joint-venture para vender e produzir carros elétricos fora da China

Por € 1,5 bilhão, a Sellantis adquiriu perto de 20% de participação na Leapmotor, fabricante chinesa de veículos elétricos.

A transação também envolve a criação da Leapmotor Internacional, joint venture em que a Stellantis terá 51%  — cabendo os outros 49% à empresa chinesa — e que será responsável pela exportação, venda e fabricação dos veículos da empresa chinesa no exterior.

A parceria objetiva também o crescimento da Leapmotor no mercado interno chinês, mas se beneficiará bem mais ainda da atuação global da Stellantis para ampliar a penetração da Leapmotor em outras regiões, a começar pela Europa. As primeiras entregas devem ocorrer já no segundo semestre de 2024.

Simultaneamente, a Stellantis aproveitará o ecossistema de veículos elétricos já desenvolvido pela parceira na China para cumprir seus planos globais de vender somente automóveis de passeio elétricos na Europa e ter metade do mix de vendas nos Estados Unidos até 2030.

C01: versão topo de linha desenvolve 544 cv e tem autonomia de cerca de 700 km.

Segundo a Stellantis, a oferta de veículos elétricos da Leapmotor é complementar à tecnologia atual e ao portfólio de produtos de suas diversas marcas.

“Percebemos que é o momento perfeito para assumir  papel de liderança no apoio aos planos de expansão global da Leapmotor, um dos mais recentes e impressionantes agentes em veículos elétricos”, afirmou Carlos Tavares, CEO da Stellantis.

Nesta quinta-feira, 26, o executivo participou de solenidade de anúncio da transação ao lado de Zhu Jiangming, CEO e fundador da  Leapmotor. Com a compra de 20% da parceira a Stellantis terá duas cadeiras no Conselho Administrativo da Leapmotos e nomeará o CEO da joint venture.

Com apenas cinco anos e ainda desconhecida no Ocidente, a Leapmotor atua, com sedãs e SUVs, mais fortemente em segmentos elevados e de luxo do mercado chinês. Seu primeiro veículo foi apresentado somente em 2019.

Em 2022 vendeu perto de 111 mil veículos no ano passado — quase o triplo do que no no anterior. Esse volume , entretanto, deve crescer significativamente nos proximos três anos, quando a marca pretende ter veículos mais baratos, derivados de três plataformas.

A Leapmotor se caracteriza por ter elevado nível de verticalização, desenvolvendo e produzindo componentes para seus veículos, inclusive os motores elétricos, além de softwares, centrais de comando e até sistema de iluminação.

LEIA MAIS

→ Stellantis e Orano juntas para reciclar baterias

→ Stellantis coloca em ação estratégia em comerciais com 12 novos modelos


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Entre os seminovos, Tiggo 5 lidera em rentabilidade

SUV da Caoa Chery teve margem bruta de 10,5% e um giro de estoque médio…

% dias atrás

Grupo Potencial compra caminhões flex da Volvo

Veículo pode utilizar só diesel ou biodiesel, assim como uma combinação dos dois

% dias atrás

Hyundai HB20 brasileiro desembarca na Argentina

Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho

% dias atrás

Northvolt entra com pedido de concordata nos EUA

Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…

% dias atrás

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás