Empresa

Renault inaugura centro de design no Paraná

Novo espaço tem 1.220 m², contando com estúdio de realidade virtual e ateliê de maquetagem

Com a participação do presidente da Améríca Latina, Luiz Fernando Pedrucci, a Renault inaugurou as novas instalações do Renault Design Center Latam (RDCL), no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, PR, na quintta-feira, 26.

É um dos cinco espaços do gênero da empresa no mundo, responsável principalmente pelo desenvolvimento de projetos destinados à região.

“O novo centro permitirá ao design brasileiro ampliar sua contribuição no desenvolvimento dos projetos globais”, comentou Pedrucci, lembrando que tanto o novo Suv Kardian, que teve estreia global no Rio de Janeiro na quarta-feira, 25, como a picape conceito Niagara apresentada na mesma ocasião contaram com participação relevante do time local.

Além do Brasil, a Renault mantém centros de design na França, Romênia, Coreia e Índia. As novas instalações no complexo paranaense ocupam área de 1.220 m ², contando com 21 profissionais, dos quais 2 são mulheres.

LEIA MAIS

Renault investe € 3 bilhões em oito modelos, incluindo híbrido flex

Feito no Brasil, Kardian inaugura nova fase da Renault fora da Europa

“Por meio deste novo centro de criação e exploração das últimas tendências, poderemos aumentar nossa participação na criação do design dos futuros veículos destinados aos mercados latino-americanos”, reforçou Gilles Vidal, VP de Design da marca Renault, lembrando que agora a operação brasileira vai intensifica a participação em competições internas de design para todos os projetos da marca.

Daniel Nozaki, diretor de design do RDCL, destaca que a nova estrutura permite o desenvolvimento de um veículo do começo ao fim, com o uso de equipamentos de alta tecnologia, alinhados com os mais avançados sistemas adotados pela Renault no mundo.

Da fase criativa e conceitual do modelo, o trabalho passa pelos designes interno e externo, de cores, de materiais e acabamentos, além de modelagem 3D e protótipos físicos, até a fase de design industrial, que abriga a adequação para produção em série e a qualidade da execução do design.

No novo espaço, uma expansão da estrutura de design inaugurada em 2006, em São Paulo, os designers da marca terão à disposição uma estrutura completa. Veja abaixo todas as áreas:

Indoor Show Room Design: sala interativa de avaliação de modelos e protótipos equipada com plataforma giratória 360º e tela de alta definição de 216 polegadas para apresentações, modelagem e análise de veículos 3D em escala 1:1;

Outdoor Show Room Design: 500 m2 de área externa com isolamento confidencial, onde é possível avaliar modelos e protótipos em condições naturais de luz, realizar a avaliação e percepção dos veículos sob diversos ângulos e distâncias, além de auxiliar no desenvolvimento de padrões e cores;

Ateliê de Maquetagem: espaço dedicado para o desenvolvimento de protótipos físicos em clay e hard models em diferentes escalas para o desenvolvimento de design criativo e materialização do design 2D em design 3D;

Estúdio de Realidade Virtual: poderosa ferramenta que utiliza óculos de realidade virtual para visualização “em tempo real” de propostas criativas em 3D, além de suporte em alta definição para apresentações internas e externas, constituindo um verdadeiro aliado para a alta performance durante todo o processo de desenvolvimento do Design;

Creative Lounge: área aberta de trabalho utilizada para brainstorming, criação de conceitos e desenvolvimento de projetos, permitindo maior integração e interatividade das equipes de design.


Fotos: AutoIndústria e Renault

 

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás