Pioneiro na América do Sul como campo de provas projetado para o desenvolvimento de veículos, o Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí, no interior de São Paulo, completa 45 anos desde que iniciou atividades.
As instalações ainda hoje se mostram estratégicas na operação global da Ford para validar projetos e homologar produtos para o Brasil e região, além de prestar serviços para outras empresas.
O local compõe uma rede de sete campos de prova da Ford no mundo. A fabricante também tem centros de desenvolvimento nos Estados Unidos, Europa, Austrália e China. Em Tatuí ocupa uma área de 4,66 milhões de m², dos quais 3,63 milhões de m² são de áreas verdes preservadas.
Tem 40 km de pistas de terra e 20 km de pistas pavimentadas, com trechos de alta e baixa velocidade e diferentes pisos e traçados. Contempla circuitos com areia, cascalho, pedras e lama, além de lombadas, obstáculos, tanque de transposição de água e rampas com até 40° de inclinação.
Preparado para efetuar mais de 440 tipos de testes, comporta laboratórios de emissões, desmontagem e análise de peças, dinamômetro de motores, vibroacústico e simulador de estradas para avaliação de suspensão.
Foto: Ford/Divulgação
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027