Renault confirma aposentadoria do seu SUV topo de linha na mesma semana que apresenta o compacto Kardian
Pelos baixos volumes de venda, há meses era recorrente a informação de que o Captur estaria saindo de linha. Agora é oficial. Na mesma semana em que apresentou o seu novo SUV compacto, o Kardian, a Renault confirmou o fim da produção do modelo que era seu topo de linha no Brasil.
Apesar da coincidência de os anúncios terem ocorrido praticamente na mesma data, nada há em comum entre os dois SUVs. O que chegará em março retoma o DNA Renault da marca, representando uma nova fase da montadora fora da Europa, que contempla oito novos modelos até 2027 a partir de um investimento de 3 bilhões de euros.
Com o Kardian, a Renault pretende ampliar vendas e, inclusive, ganhar participação no País, conforme admitiu Ricardo Gondo, presidente da empresa no Brasil.’
“É um modelo que não concorre com nada que temos em linha”, explicou o executivo. “Por isso, inclusive, pudemos fazer esse lançamento mundial de um produto que só chegará nas concessionárias daqui há cinco meses. Não corremos risco de canibalismo”, explicou.
LEIA MAIS
→Feito no Brasil, Kardian inaugura nova fase da Renault fora da Europa
→Renault Captur: bela espécie em extinção.
Já o Captur, lançado em 2017, veio para complementar linha sem intenção de grandes volumes. Ao confirmar sua aposentadoria, a Renault atribuiu a decisão principalmente à falta de insumos para sua produção.
Conforme o Autoindústria antecipou no início deste ano, o SUV brasileiro usava componentes importados da Rússia e o conflito com a Ucrânia dificultou a produção do modelo na fábrica paranaense de São José dos Pinhais.
Em seis anos de mercado, o Captur vendeu pouco mais de 90 mil unidades, sendo que no ano passado houve apenas 3 mil emplacamentos.
Foto: Divulgação/Renault
Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano
Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…
AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran
Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma
Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano
Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País