Indústria

Sindipeças revisa meta de 2023 e revela projeções para 2024

Receita cresce apenas 1,9% este ano e 4% no próximo, quando os investimentos chegarão a R$ 5,94 bilhões

O Sindipeças atualizou suas projeções para este ano, estimando agora alta de apenas 1,9%, ante a meta divulgada em abril de crescer 7,1%. A expectativa anterior de atingir  receita de R$ 250,3 bilhões foi revisada para R$ 238,2 bilhões. O faturamaento do setor no ano passado foi de R$ 233,8 bilhões.

A entidade que representa a indústria brasileira de autopeças aproveitou a atualização das projeções de 2023 para anunciar o que espera para 2024. O objetivo, conforme revelado em seu site, é crescer 4%, para R$ 247,7 bilhões.

O investimento também deve ser maior, da ordem de R$ 5,94 bilhões, o que representará alta de 2,1% sobre os R$ 5,82 bilhões aplicados este ano, montante 13% inferior ao de 2022 (R$ 6,69 bilhões).

LEIA MAIS

Autopeças ainda importam o dobro do que exportam

Importante lembrar que os aportes das autopeças foram reforçados em 2022 por conta da introdução da tecnologia Euro 6 na produção local de veículos pesados.

Quanto ao nível de emprego, a aposta é de retomada no ano que vem. A indústria de autopeças deve encerrar 2023 com 273,8 mil trabalhadores (queda de 1,4% sobre 2022), número que deverá chegar a 279,3 mil em 2024, com alta de 2%.

A meta é crescer 8% nas vendas externas, de US$ 9,22 bihões este ano para US$ 9,96 bilhões, e manter as importações em níveis similares em 2023 e 2024 – US$ 18,42 bilhões e US$ 18,60 bilhões.

Montadoras perdem participação

Neste ano, apresentam comportamentos positivos os segmentos de reposição e de exportações, cujas participações no faturamento total das autopeças devem crescer de 21,7% para 22,5 e de 13,8% para 14%, respectivamente. Em contrapartida, a fatia das montadoras cairá de 61,4% para 60,4%.

O Sindipeças acredita que as montadoras vão comprar mais no próximo ano, ampliando fatia na receita do setor para 61,1%. As participações do aftermaket e exportações devem ter pequenos recuos, ficando em 22,3% e 13,5%, respectivamente.


Foto: Divulgação/Bosch

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás