Mercado

Fenabrave diz que brasileiro tende para o híbrido

Dos 67 mil eletrificados emplacados até outubro, apenas 10 mil foram de modelos 100% elétricos

Ao divulgar balanço de vendas de automóveis e comerciais leves eletrificados em outubro e no acumulado do ano, o presidente da Fenabrave, José Maurício  Andreta Jr., disse que “os volumes e porcentuais de crescimento por segmento mostram que a opção do consumidor tende para o veículo híbrido”.

Incluido todos os eletrificado, foram 67.056 emplacamentos este ano, um crescimento de 73% em relação ao mesmo período de 2022. É um volume relativamente pequeno considerando que o mercado brasileiro absorveu, no período, mais de 1,7 milhão de veíuclos leves.

Do total de eletrificados vendidos no ano, os híbridos dominaram, com 56.955 licenciamentos contra 10.101 dos 100% elétricos. Em outubro, foram comercializados, respectivamente, 7.167 e 2.370 unidades, com total de 9.537 eletrificados no mês.

LEIA MAIS

Mercado de veículos leves cresce graças às vendas diretas

Renault investe € 3 bilhões em oito modelos, incluindo híbrido flex

Na fábrica de Goiana, os primeiros carros eletrificados da Stellantis

A maioria das marcas aqui instaladas está optando pelo híbrido flex como o melhor caminho rumo à eletrificação. A Toyota, que já produz o Corolla e Corolla-Cross com essa configuração, anunciou testes para lançar um híbrido plug-in no Brasil (foto acima).

Produtos do gênero também fazem parte dos planos da Stellantis, Volkswagen e Renault. A primeira confirmou que os seus primeiros eletrificados serão feitos na fábrica de Goiana, PE, a partir do ano que vem, enquanto a marca francesa acaba de anunciar um híbrido flex na leva de oito novos modelos a serem lançados fora da Europa.

Inclusive as novas marcas que estão chegando por aqui já anunciaram que vão iniciar produção pelos híbridos flex. É o caso das chinesas GWM e BYD, que começam a operar em 2024. A primeira terá fábrica em Iracemápolis, interior paulista, e a segundo em Camarari, BA. Tais espaços eram ocupados antes por Mercedes-Benz e Ford, respectivamente.


 

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

China pode barrar novas fábricas fora do país

Governo chinês aconselha fabricantes nacionais a reduzir investimentos no exterior para proteger tecnologia de elétricos…

% dias atrás

Brasileiros já compraram 2 milhões de veículos leves em 2024

Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano

% dias atrás

Alckmin recebe CEO global da Honda

Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…

% dias atrás

Começa na segunda a maior feira de transporte da América Latina

AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran

% dias atrás

Honda mexe bem pouco na família City 2025

Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma

% dias atrás

Picape que vende mais que carro no Brasil atinge 2 milhões de unidades

Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano

% dias atrás