Mercado

Fenabrave diz que brasileiro tende para o híbrido

Dos 67 mil eletrificados emplacados até outubro, apenas 10 mil foram de modelos 100% elétricos

Ao divulgar balanço de vendas de automóveis e comerciais leves eletrificados em outubro e no acumulado do ano, o presidente da Fenabrave, José Maurício  Andreta Jr., disse que “os volumes e porcentuais de crescimento por segmento mostram que a opção do consumidor tende para o veículo híbrido”.

Incluido todos os eletrificado, foram 67.056 emplacamentos este ano, um crescimento de 73% em relação ao mesmo período de 2022. É um volume relativamente pequeno considerando que o mercado brasileiro absorveu, no período, mais de 1,7 milhão de veíuclos leves.

Do total de eletrificados vendidos no ano, os híbridos dominaram, com 56.955 licenciamentos contra 10.101 dos 100% elétricos. Em outubro, foram comercializados, respectivamente, 7.167 e 2.370 unidades, com total de 9.537 eletrificados no mês.

LEIA MAIS

Mercado de veículos leves cresce graças às vendas diretas

Renault investe € 3 bilhões em oito modelos, incluindo híbrido flex

Na fábrica de Goiana, os primeiros carros eletrificados da Stellantis

A maioria das marcas aqui instaladas está optando pelo híbrido flex como o melhor caminho rumo à eletrificação. A Toyota, que já produz o Corolla e Corolla-Cross com essa configuração, anunciou testes para lançar um híbrido plug-in no Brasil (foto acima).

Produtos do gênero também fazem parte dos planos da Stellantis, Volkswagen e Renault. A primeira confirmou que os seus primeiros eletrificados serão feitos na fábrica de Goiana, PE, a partir do ano que vem, enquanto a marca francesa acaba de anunciar um híbrido flex na leva de oito novos modelos a serem lançados fora da Europa.

Inclusive as novas marcas que estão chegando por aqui já anunciaram que vão iniciar produção pelos híbridos flex. É o caso das chinesas GWM e BYD, que começam a operar em 2024. A primeira terá fábrica em Iracemápolis, interior paulista, e a segundo em Camarari, BA. Tais espaços eram ocupados antes por Mercedes-Benz e Ford, respectivamente.


 

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás