Indústria

Stellantis quer “espalhar” 500 mil Leapmotor pelo mundo em 5 anos

Carros elétricos da marca chinesa começarão a ser vendidos no exterior a partir do fim de 2024

A Leapmotor International, joint venture da Stellantis com a chinesa Leapmotor, ainda não foi constituída, mas começam a surgir as primeiras informações mais concretas sobre as pretensões da nova empresa que terá sede na Holanda e deverá estar consolidada somente em 2024.

Na semana seguinte ao anúncio da compra de 20% da fabricante de automóveis elétricos chinesa e de anunciar a criação da joint venture da qual terá 51% de participação, a Stellantis revelou que a Leapmotor International trabalhará com o cenário de vendas de 500 mil veículos fora da China até 2030.

No mercado interno chinês, o maior do mundo, a ideia é negociar 1 milhão de unidades anuais “no longo prazo”. Para se ter ideia do que isso significa: em 2022 a montadora vendeu somente 111 mil veículos na China, ainda assim, quase o triplo do que no ano anterior.

Novata de apenas cinco anos e não mais do que 200 mil veículos vendidos nesse período, a Leapmotor desenvolve e produz sedãs e SUVs elétricos de segmentos intermediários e superiores do mercado chinês.

Mas Natalie Knight, CFO da Stellantis, deixou claro, durante a apresentação dos resultados financeiros do terceiro trimestre, qual será o público-alvo dos produtos da Leapmotor, por exemplo, quando chegarem na Europa, primeiro grande mercado a ser alcançado fora da China: os consumidores “que se preocupam com os custos, mas que querem a melhor tecnologia nos seus produtos”.

A executiva também confirmou que caberá à joint venture a distribuição dos produtos da Leapmotor para outros mercados globais. Na prática, a Stellantis, como acionista majoritária da futura empresa, decidirá os rumos comerciais dos elétricos da marca chinesa em todo o mundo, exceção feita à própria China.

Para não ceder a atual quarta colocação no ranking dos maiores fabricantes globais de veículos, a Stellantis, sob a pragmática batuta do CEO Carlos Tavares, quer acelerar a eletrificação de sua produção, mas a um custo menor e com maior possibilidade de lucratividade em um menor intervalo de tempo.

LEIA MAIS

→ Stellantis coloca em ação estratégia em comerciais com 12 novos modelos

A compra de 20% de Leapmotor e a responsabilidade das vendas mundiais dos veículos da parceira cumprirão importante papel nessa trajetória, também na China, mercado do qual a Stellantis havia saído como produtora local ao encerrar as operações da Jeep.

A Leapmotor se caracteriza pelo elevado nível de verticalização. Ela também desenvolve e fabrica componentes para seus veículos, inclusive os motores elétricos, além de softwares, centrais de comando e até sistema de iluminação.

Não será supresa, portanto, se em pouco tempo o mundo vier a conhecer automóveis elétricos da Fiat, Peugeot, Citroën ou Opel baseados ou mesmo idênticos aos modelos originais Leapmotor, apenas com a distinção do logotipo.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás