A Rampage já exibiu e confirmou todo seu potencial de mercado logo em seu primeiro mês completo nas concessionárias, de fato. O único modelo nacional da marca Ram alcançou exatos 2.542 licenciamentos e fechou outubro como a sétima picape mais vendida no País.

Fabricada em Goiana, PE, a novata picape, lançada oficialmente no fim de junho mas que tardou a chegar nas revendas, só não ficou na quinta posição por muito pouco. A sexta colocada, Ford Ranger, teve 2.591 unidades vendidas e a quinta colocada, Chevrolet Montana, acumulou 2.924 emplacamentos.

Como modelo mais barato da Ram, a Rampage naturalmente se candidatava a picape mais negociada da marca pertencente à Stellantis. Também confirmou esse papel logo no primeiro mês ao representar praticamente 75% das vendas.

Se nos primeiros nove meses de 2023 a Ram registrou média mensal de pouco mais de 800 licenciamentos, em outubro saltou para quase 3,1 mil e ultrapassou a Ford (3,0 mil) pela primeira vez.

Já é a sétima marca de picapes mais negociada de 2023, à frente da tradicionalíssima Mitsubishi e sua L200 (9,7 mil) e pulverizou a Nissan (6 mil) com a Frontier.

Ao longo do ano, a Ram já negociou 10,4 mil picapes ou 2,8% do segmento de comerciais leves, que inclui também furgões.

É exatamente o triplo do que registrou nos primeiros dez meses de 2022, quando acumulou 3,3 mil unidades vendidas e 1% de penetração.

Isso considerando que a Rampage cumprirá em novembro apenas seu terceiro mês de vendas e cinco até o fim do ano.

E agora Montana?

A vantagem de apenas 382 unidades da Montana em outubro confirma que o modelo da Chevrolet, também com muito pouco tempo nas lojas, apenas seis meses, tem que se preocupar muito mais com a Ram do que com a Fiat Toro, natural concorrente de porte, perfil de consumidor e preço.

Desde que aportou efetivamente nas lojas, a nova Montana somou 25,3 mil unidades negociadas, média mensal inferior a 2,5 mil. Seu melhor resultado foi alcançado em março, quando beirou 4 mil licenciamentos.

No ano, está atrás da Fiat Strada líder absoluta do segmento e também do mercado total de automóveis e comerciais  leves — com 98,5 mil licenciamentos —, da própria Toro (42,2 mil), da veteraníssima Volkswagen Saveiro (38,2 mil) e da Toyota Hilux (39,1 mil).


Foto: Divulgação

George Guimarães
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