Mercado

Rampage mais que triplica licenciamentos da Ram no primeiro mês

Picape nacional encostou nas vendas da Ford Ranger e da Chevrolet Montana

A Rampage já exibiu e confirmou todo seu potencial de mercado logo em seu primeiro mês completo nas concessionárias, de fato. O único modelo nacional da marca Ram alcançou exatos 2.542 licenciamentos e fechou outubro como a sétima picape mais vendida no País.

Fabricada em Goiana, PE, a novata picape, lançada oficialmente no fim de junho mas que tardou a chegar nas revendas, só não ficou na quinta posição por muito pouco. A sexta colocada, Ford Ranger, teve 2.591 unidades vendidas e a quinta colocada, Chevrolet Montana, acumulou 2.924 emplacamentos.

Como modelo mais barato da Ram, a Rampage naturalmente se candidatava a picape mais negociada da marca pertencente à Stellantis. Também confirmou esse papel logo no primeiro mês ao representar praticamente 75% das vendas.

Se nos primeiros nove meses de 2023 a Ram registrou média mensal de pouco mais de 800 licenciamentos, em outubro saltou para quase 3,1 mil e ultrapassou a Ford (3,0 mil) pela primeira vez.

Já é a sétima marca de picapes mais negociada de 2023, à frente da tradicionalíssima Mitsubishi e sua L200 (9,7 mil) e pulverizou a Nissan (6 mil) com a Frontier.

Ao longo do ano, a Ram já negociou 10,4 mil picapes ou 2,8% do segmento de comerciais leves, que inclui também furgões.

É exatamente o triplo do que registrou nos primeiros dez meses de 2022, quando acumulou 3,3 mil unidades vendidas e 1% de penetração.

Isso considerando que a Rampage cumprirá em novembro apenas seu terceiro mês de vendas e cinco até o fim do ano.

E agora Montana?

A vantagem de apenas 382 unidades da Montana em outubro confirma que o modelo da Chevrolet, também com muito pouco tempo nas lojas, apenas seis meses, tem que se preocupar muito mais com a Ram do que com a Fiat Toro, natural concorrente de porte, perfil de consumidor e preço.

Desde que aportou efetivamente nas lojas, a nova Montana somou 25,3 mil unidades negociadas, média mensal inferior a 2,5 mil. Seu melhor resultado foi alcançado em março, quando beirou 4 mil licenciamentos.

No ano, está atrás da Fiat Strada líder absoluta do segmento e também do mercado total de automóveis e comerciais  leves — com 98,5 mil licenciamentos —, da própria Toro (42,2 mil), da veteraníssima Volkswagen Saveiro (38,2 mil) e da Toyota Hilux (39,1 mil).


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás