Depois de muitas exibições para públicos diversos desde o começo do ano passado, a Kombi elétrica, ou melhor, o ID Buzz, finalmente chegou ao Brasil. Mas, inicialmente, o modelo movido apenas a bateria — e “cult” antes mesmo de ser lançado — só poderá ser adquirido por meio de assinatura e por muito pouca gente ou empresa.
Por enquanto, a Volkswagen trouxe da Europa um diminuto lote de 70 unidades da van. Pelo programa VW Sign & Drive, para rodar com uma delas, o consumidor terá que desembolsar mensalmente pelo menos R$ 12.990,00, caso opte por contrato de 48 meses — mas a marca alemã oferece ainda assinaturas de 12, 24 e 36 meses.
No valor da assinatura está embutida franquia de rodagem mensal de até 3.100 km. Inclui também os serviços de manutenção, seguro, documentação, logística de entrega, assistência 24 horas, gestão de multas e serviço de rastreador. Caso deseje, o cliente poderá alugar ou comprar também um wallbox de 7,4kW.
A Volkswagen importou da Alemanha apenas a versão Pro, que dispõe de faróis LED Matrix, bancos com função massagem, câmera 360°, central multimídia de 12 polegadas, bancos com ajustes elétricos e aquecimento, sistemas de condução e estacionamento semi-autônomos, dentre outros recursos de conforto.
A versão é equipada ainda com frenagem autônoma de emergência e assistente ativo de mudança de faixa. Há ainda sete airbags, sensor de fadiga, assistente de conversão na transversal e assistente de condução ativa mantendo distância do veículo a frente e permanência na faixa.
O ID Buzz tem bateria de 77 kWh e motor elétrico de 204 cv. A tração é traseira. Segundo a Volkswagen, a autonomia é de 420 km pelo critério WLTP.
LEIA MAIS
→ Modelos Jeep perdem fôlego e Volkswagen abre vantagem nos SUVs
Foto: Divulgação