Indústria

Com principais mercados em baixa, exportações de veículos caem 12,8%

México é exceção, cresce 66% e se torna maior consumidor de veículos brasileiros

As exportações brasileiras de veículos somaram 31,3 mil unidades em outubro, o segundo pior resultado mensal do ano, acima apenas do que as 27,4 mil unidades embarcadas em setembro. O fraco desempenho do mês passado ajudou a puxar ainda mais pra baixo os números da indústria ao longo de 2023.

Nos dez primeiros meses do ano, seguiram para outros mercados 354,2 mil automóveis, comerciais leves e comerciais pesados, decréscimo de 12,8% sobre o mesmo intevalo de tempo do ano passado.  Em valores, porém, a indústria comemora faturamento no ano de US$ 9,3 bilhões com as exportações, evolução de 8,1%.

Exportações em queda já eram projetadas pela Anfavea desde o começo do ano, mas em índice muito inferior: 2,9%, quase empate técnico com 2022.

Desde então, porém, os embarques caminharam muito abaixo do ritmo esperado, forçando a revisão da projeção para o ano com queda muito mais acentuada, de 12,7%, patamar alcançado após outubro.

Márcio de Lima Leite, presidente da entidade, ponderou nesta quarta-feira, 8, que o quadro poderia ser ainda mais difícil se não fossem os embarques registrados para o México.

O país da América do Norte, que exibe crescimento de suas vendas internas de 24% nos primeiros dez meses, é o único entre os principais mercados dos veículos brasileiros a demandar mais produtos em 2023.

De janeiro a outubro, os embarques para lá aumentaram 66%, para 117,5 mil unidades, considerando inclusive caminhões e ônibus, que isoladamente avançaram 90%.

Com esse desempenho, o México se estabelece como maior mercado dos veículos brasileiros no exterior, posição historicamente pertencente à Argentina.

O país vizinho, embora também vivencie crescimento de 14,5% das vendas internas, comprou muito menos do Brasil e agora aparece como o segundo maior mercado. Em dez meses, quase 100,8 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus seguiram para a Argentina, recuo superior a 17%.

Países como Colômbia, Chile e Peru, porém, registram quedas ainda mais acentuadas. Da ordem de 50%, 59% e 20%, respectivamente (veja quadro).

O presidente da Anfavea diz que, tanto no caso da Argentina como também dos demais mercados mais relevantes, as importações de outras regiões estão crescendo, o que, em tese, pode estar “roubando” parte da clientela dos veículos  brasileiro.

“É um desafio para o nosso setor. Estamos estudando para definir melhor este quadro. Ou esses países estão produzindo mais veículos, o que não me parece o caso, ou estão comprando de outras regiões”, afirmou o presidente da Anfavea.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás