Também estão em alta a venda de eletrificados da Volvo, Porsche e Land Rover
Com dez marcas associadas, a Abeifa, Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, vem divulgando balanços altamente positivos este ano, reflexo da alta nas vendas de modelos eletrificados por parte de marcas como a BYD, Volvo Cars, Porsche e Land Rover.
Considerando todas as empresas representadas pela entidade, os emplacamentos totalizaram 27.963 unidades no acumulado de janeiro a outubro, alta de 92,3% sobre as 14.538 do mesmo período do ano passado. Só no mês passado foram 4.652 licenciamentos de modelos importados.
LEIA MAIS
→BYD dá a largada de seu projeto na Bahia
→Volvo Cars América Latina ganha novo status e comandará 60 países
A marca com maior volume e também maior crescimento é a chinesa BYD. Ante apenas 209 emplacamentos no ano passado, atingiu 8.825 nos dez meses deste ano (expansão de 4.122,5%).
As vendas de importados da Land Rover praticamente dobraram, de 1.222 para 2.558, enquanto as da Porsche cresceram 64,9%, de 2.650 para 4.371, e as da Volvo Cars passaram de 4.004 para 6.390 unidades, evolução de 59,6%,
Marcas de maior volume, como a Jaguar, Suzuki e McLaren, também registram resultados positivos no ano. Já a chinesa Jac e a coreana Kia estão com vendas em queda de, respectivamente, 42,1% e 10,4%. Pela ordem, elas venderam 631 e 3 .935 unidades.
“A gradual recuperação econômica do País, aliada à transição tecnológica pautada no crescente interesse dos consumidores brasileiros por veículos híbridos e elétricos, mais uma vez determinou o desempenho positivo nas vendas de veículos importados no mês passado”, comentou João Henrique Garbin de Oliveira, presidente da Abeifa, ao divulgar o balanço de outubro.
Ele aproveitou a ocasião para comentar sobre os potenciais desdobramentos das discussões sobre o aumento do imposto de importação para os modelos eletrificados e o impacto que o fim da alíquota zero pode ter na competitividade das marcas e, principalmente, no acesso dos consumidores a estas tecnologias.
Foto: Divulgação/BYD
Com reforço no portfólio de semipesados, expectativa da marca é de dobrar ao menos dobrar…
Produzido em Taubaté, modelo inédito chegará no mercado brasileiro em 2025
No compromisso pela descarbonização, marca passa a dispor sob consulta modelo B100 flex
Presidentes da Anfavea e da NTC&Logística foram enfáticos quanto à importância do programa no contexto…
Modelos eActros eCanter rodarão em 2025 em operações de oito empresas clientes da marca
Anúncio foi feito pelo presidente da montadora na Fenatran, também palco de lançamento do Iveco…