O Honda HR-V e Porsche Cayenne são os veículos que menos desvalorizaram no mercado brasileiro após o primeiro ano de utilização, aponta pesquisa da Agência Autoinforme referente aos últimos doze meses. Os dois utilitários perderam apenas 2,8% e 2,5%, respectivamente, de seus valores quando zero km e foram os vencedores das categorias “Motores a Combustão ” e “Eletrificados” da 10ª edição do Selo Maior Valor de Revenda– Auto 2023.
O estudo analisou a variação de preços de 93 automóveis de passeio e picapes. O critério único de seleção é que os movidos a combustão interna tenham vendido acima de 1 mil unidades e os eletrificados, no mínimo 300 licenciamentos no intervalo de um ano, entre setembro de 2022 e agosto de 2023.
“Decidimos criar dois agrupamentos de modelos, a combustão e eletrificados, porque veículos elétricos e híbridos ganharam novos players e importância nos últimos dois anos”, justifica Joel Leite, diretor da Agência Autoinforme, empresa que realiza o estudo de depreciação veicular desde 2001.
Os dois agrupamentos também foram divididos. No caso dos a combustão, em 15 categorias com os seguintes vencedores e índices de depreciação:
Renault Kwid (Hatch Entrada -11,6%), Chevrolet Onix (Hatch Compacto -6,2%), Audi A3 Sportback e Mini Cooper (Hatch Premium -6,7%), Toyota SW4 (Monovolume/Minivan/7 lugares -7,9%), Fiat Strada (Picape Pequena -10,5%), Ford Maverick (Picape Compacta -9,5%), Toyota Hilux (Picape Média -9,2%), Ram Classic (Picape Grande -8,8%), Fiat Cronos (Sedã Pequeno -7,6%), Honda City (Sedã Compacto -5,8%), Volkswagen Jetta (Sedã Médio -4,3%), Fiat Pulse (SUV Entrada -8,3%), Honda HR-V (SUV Compacto -2,8%), Porsche Macan (SUV Médio -8,6%) e Porsche Cayenne (SUV Grande -3,5%).
Nas cinco categorias do agrupamento “Eletrificados” os vencedores foram Renault e-Kwid (Elétrico Entrada -8,5%), Volvo XC40 (Elétrico Médio/Grande -5,2%), Porsche Cayenne (Híbrido Plug-in -2,5%), Toyota RAV4 (Híbrido -4,7%) e o Mercedes-Benz C300 (Híbrido Leve -6,2%).