O cinquentenário e gigantesco complexo industrial de Ulsan, na Coreia do Sul, ganhará ainda mais relevância no futuro próximo da Hyundai. A montadora acaba de anunciar a construção no local de mais um fábrica totalmente dedicada a veículos elétricos e orçada em US$ 1,53 bilhão.
Dotada de porto próprio, Ulsan é o berço da indústria automotiva coreana e considerada a maior fábrica de automóveis do mundo. Diariamente, e há decadas, milhares de veículos produzidos lá seguem para todos os mercados mundiais da montadora.
Isso também ocorrerá com os futuros carros elétricos do grupo. A planta será “o hub de produção de mobilidade da Hyundai Motor na era da eletrificação”, afirmou Jaehoon Chang, presidente e CEO da Hyundai Motor Company, em solenidade de apresentação do projeto nesta segunda-feira, 13.
A planta de veículos elétricos será a primeira nova fábrica da Hyundai Motor na Coreia em 29 anos. Ocupará 548 mil m² para produzir até 200 mil veículos elétricos anualmente, em um primeiro momento. As obras começam ainda este ano e devem estar concluídas em 2025.
A produção em escala está prevista para o primeiro trimestre de 2026 — com um SUV da Genesis, marca de luxo do grupo — e adotará sistema produtivo batizado de HMGICS, considerado inovador pela Hyundai e que inclui sistemas de controle inteligentes orientados pela demanda e baseados em IA, métodos de construção ecológicos e de baixo carbono, uso de energia 100% renovável e instalações amigáveis ao ser humano.
A partir desses conceitos, a Hyundai pretende construir também sistema de logística inteligente e automatizada de peças e ter produção flexível para diversificar os modelos produzidos e responder às mudanças do mercado global.
Ulsan foi inaugurada em 1968, inicialmente apenas como uma fábrica de montagem. A produção em massa do primeiro modelo exclusivo da Hyundai Motor, o Pony, começou somente em 1975 e propiciou também o início da produção local de peças automotivas.
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