Versão Hi-Matic chega inicialmente para o segmento cabine-chassi até 3,5 toneladas com caixa fornecida pela ZF
A Iveco cumpre mais uma etapa de programação de lançamento do proposto na Fenatran do ano passado ao começar a distribuir para a rede o Daily Hi-Matic 35-180, versão do utilitário com transmissão automática. A depender da praça e da versão de acabamento – Confort e Tech -, a novidade custa entre R$ 300 mil e R$ 310 mil, valores 7,5% maiores em relação à opção manual.
Inicialmente, a nova oferta chega disponível somente na configuração cabine-chassi para o mercado de até 3,5 toneladas. Mas o plano é de oferecer o câmbio automático em toda linha do Daily. “Em futuro próximo, a transmissão automática estará também nos furgões e, em seguida, nas opções para passageiros”, adianta Carlos Tavares, diretor comercial da Iveco.
A ampla possibilidade de aplicações se deve à capacidade da caixa ZF 8HP, componente desenvolvido para atuar em veículos de 3,5 a 7 toneladas. A transmissão, de oito velocidades, está associada ao motor FPT F1C VGT de 180 cv 430 Nm de 1.600 a 2.900 rpm, o conjunto padrão ao encontrado no mercado europeu. Apesar do câmbio importado, o Daily Hi-Matic é produzido na fábrica de Sete Lagoas (MG), o que o torna o primeiro cabine-chassi do segmento até 3,5 toneladas com caixa automática feito no Brasil.
A versão entrega pacote de equipamento completo, o que inclui itens de conforto, praticidade e conveniência para a rotina do motorista, como ar-condicionado digital, volante multifunção e computador de bordo, dentre outros. Na oferta de topo, a Tech, há acréscimo de central multimídia, sensores de chuva e crepuscular e porta-objetos de teto.
A Iveco se posiciona como líder no mercado de cabine-chassi e, de acordo com Tavares, o objetivo com o Daily Hi-Matic não só é de preservar o lugar no ranking quanto proporcionar sustentação para ganhar mercado. “Apetite e potencial de crescimento existem. Desde a Fenatran, quando foi exposto, o cliente tem frequentemente nos acionado a respeito do modelo”, conta o diretor comercial.
As estimativas iniciais da Iveco ponderam incremento de 5% a 7% nas vendas da linha no primeiro ano cheio de vendas. Ainda de acordo com os números da marca, as entregas de Daily devem fechar 2022 em torno de 3 mil unidades, com quase totalidade para o segmento de chassi-cabine. “O potencial é de que versão automática alcance participação entre 20% e 30% nas vendas do Daily nos próximos três anos”, prospecta Tavares.
As ambições para as exportações são os mercados que hoje a Iveco atende com a versão trazida da Europa. O diretor comercial, no entanto, já dá como certo que a Argentina e o Paraguai passarão a ser abastecidos por Sete Lagoas, enquanto Chile, Colômbia e Peru dependem de ajustes fiscais.
Fotos: Iveco/Divulgação
Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano
Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…
AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran
Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma
Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano
Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País