Indústria

Montadoras gastarão US$ 83 bilhões em tecnologias digitais este ano

Investimento na América Latina deve crescer acima da média mundial nos próximos dez anos, aponta estudo da ABI Research

Os fabricantes de veículos gastarão US$ 83,3 bilhões em tecnologias digitais em 2023. O valor foi apurado pela empresa global de inteligência tecnológica ABI Research.

Segundo a ABI, de uma lado, a necessária eletrificação da frota e, de outro, a continuidade das vendas de modelos a combustão por um bom período ainda, exigirão investimento ainda maiores nos próximos anos.

Até 2033, aponta o estudo, os investimentos das montadoras nessas tecnologias devem ultrapassar US$ 188 bilhões, um crescimento anual médio de 8,5%.

“A transferência para veículos elétricos está impulsionando a demanda por software, pois os fabricantes precisam projetar novos veículos e a linha de produção deles”, analisa Michael Larner, diretor de Pesquisa de Mercados Industriais e de Manufatura da ABI Research.

Chama a atenção a informação da ABI de que a América Latina será a região de maior crescimento médio anual no período de uma década, com índice da ordem de 9%. Motivo principal: os fabricantes de veículos encaminharão mais os investimentos digitais em suas instalações do México e Brasil.

Mas na América do Norte, Europa, Oriente Médio e África, os investimentos serão impulsionados mesmo pela transferência dosprodutos a combustão para elétricos e pela maior concorrência entre as montadoras para a produção de novas linhas de veículos.


 

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Em relação ao 0 km, carros usados têm desempenho melhor este ano

Foram negociadas 2,83 milhões de unidades, alta de 9,2% sobre o primeiro trimestre de 2024

% dias atrás

Em Sumaré, fábrica de blindagem de carro elétrico

Concept be safe investe R$ 5 milhões no espaço que é pioneiro no Brasil

% dias atrás

Na Volkswagen, “operações plenas”, comemora Ciro Possobom

Executivo fala dos malabarismos em curso para ampliar a oferta de alguns modelos e abrigar…

% dias atrás

Alta nas vendas desafia juro alto, por enquanto

No primeiro trimestre vendas diretas a frotistas e promoções no varejo sustentaram o crescimento do…

% dias atrás

Volvo avança com eletrificação na construção

Caminhão bomba de lança de concreto a bateria é atração em feira de negócio alemã…

% dias atrás

VW deixa de produzir o Taos na Argentina e México abastecerá o Brasil

Transferência permitirá ampliar produção e oferta da nova picape Amarok a partir de 2027

% dias atrás