Mercado

Financeiras de montadoras liberaram R$ 151,3 bilhões até setembro

Recursos superam em 4,6% o montante registrado em igual período do ano passado

As instituições financeiras associadas à Anef, Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras, contabilizaram R$ 151,3 bilhões os recursos liberados para as vendas a prazo de veículos nos primeiros nove meses de 2023. Os recursos superaram em 4,6% os R$ 144,7 bilhões registrados em igual período do ano passado.

O levantamento da Anef também identificou que o saldo total das carteiras de veículos avançam até em ritmo mais acelerado. No acumulado até setembro, bateu em R$ 401,7 milhões, 10,7% acima dos R$ 362,8 bilhões acumulados em igual período de 2022.

Paulo Noman, presidente da entidade, credita parte do crescimento dos negócios ao estímulo dado pelo governo à venda de carros mais acessíveis em julho. “Assim como às campanhas de incentivo feitas pelas montadoras e pelos seus respectivos bancos”, completa o dirigente,

O CDC, Crédito Direto ao Consumidor, é a modalidade mais escolhida pelos consumidores na compra de veículos, respondendo por R$ 399,4 bilhões do total de recursos, 10,8% a mais na comparação anual, enquanto os negócios via Leasing recuaram 4,2%, para R$ 2,3 bilhões.

De janeiro a setembro os financiamentos representaram 41% das vendas de veículos ante 32% em período equivalente de 2022. Mesmo assim estão bem atrás das vendas à vista, que, mesmo com queda de 64% para 55%, seguem pontuando com folga. A participação dos consórcios se manteve estável em 4%.

“Os números representam uma melhora na procura por financiamento de veículos, o que mostra que o consumidor brasileiro está mais confiante com a economia. Mas o momento ainda requer cautela ”, analisa Noman.

As vendas de caminhões e ônibus mantiveram o resultado próximo ao de 2022. O Finame aumentou três pontos porcentuais neste ano, alcançando 32%, e os financiamentos por meio do CDC subiram dois pontos porcentuais, atingindo 39%.

LEIA MAIS

→ Mercado de veículos leves cresce graças às vendas diretas

→ Por quanto tempo indústria gigante aguenta viver em mercado anão?

No segmento de motocicletas, o consórcio ainda lidera com 37% das vendas, enquanto os financiamentos chegaram a 35% e as transações à vista ficaram em 28%.

A inadimplência acima de 90 dias está em 5,3% para financiamentos por meio de CDC e 1,8% por meio de Leasing para Pessoa Física.

Noman lamenta o veto do governo aos bens móveis no Marco Legal das Garantias, que previa a retomada do veículo por falta de pagamento sem ordem judicial.  “Com a recuperação do bem mais rápido, em caso de inadimplência, os custos de financiamento diminuiriam e mais pessoas teriam acesso ao crédito.”


Foto: Pixabay

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás