Empresa

VWCO retoma ritmo de produção de dois turnos

Fábrica de Resende se prepara para suportar maior demanda por caminhões e programação para o Caminho da Escola

A Volkswagen Caminhões e Ônibus trouxe de volta a força de trabalho que se encontrava afastada por acordo de suspensão temporária de contrato de trabalho previsto, até então, de 2 de maio a 31 de dezembro. O retorno dos trabalhadores, ocorrido em 6 de novembro, incorpora novamente o segundo turno na fábrica de Resende (RJ) com quadro de 5,2 mil trabalhadores.

De acordo com Roberto Cortes, presidente e CEO da VWCO, a decisão de voltar ao ritmo de dois turnos se sustenta na expectativa de mais velocidade na produção de caminhões e na programação de entregas de ônibus para o Caminho da Escola.

“Conquistamos o maior lote da história da marca: 5,6 mil unidades licitadas. Isso nos torna o maior produtor de ônibus escolar do Hemisfério Sul, com mais de 28 mil unidades fornecidas para o programa.”

LEIA MAIS

→VWCO engrossa movimento de ajuste de produção

→VWCO completa 30 anos de produção de ônibus

→VWCO encaminha desenvolvimento de ônibus elétrico

Em encontro com a imprensa especializada, na segunda-feira, 27, o executivo fez breve balanço de 2023 e perspectivas para 2024, embora não tenha mencionado números. Para Cortes, os últimos meses foram desafiadores, mas com realizações.

“Renovamos toda a nossa linha para o Euro 6 com 30 novos produtos. Reforçamos a internacionalização do elétrico e-Delivery, já presente na Argentina, Chile, Paraguai e Guatemala, além de conquistar novos mercados exportação no Oriente Médio e na África. Também apresentamos o e-Volksbus”, resumiu.

Para 2024, o dirigente espera um ano de recuperação depois de uma queda na produção de caminhões perto de 37% até outubro. “Ainda é muito cedo dizer quanto irá melhorar. Mas certamente será melhor que 2023. Espero continuidade na redução de juros, fundamental para o setor de transporte, bem como há projeção de crescimento do PIB de 1,5% a 2%.”

No ano que vem ainda, em algum momento do segundo semestre, Cortes lembra que a VWCO iniciará montagem de veículos em Córdoba, na Argentina. A fabricante aproveitar parte de instalações do Grupo VW para localizar operação, incialmente, em CKD. “É mais um passo no processo de internacionalização da marca, previsto no ciclo de R$ 2 bilhões para o período de 2021 a 2025.”


Foto: VWCO/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás