Nem bem nasceram e cabos, plugs, wallbox e totens para carregamento de veículos elétricos já podem estar com os dias contados.
A ainda curta carreira desses dispositivos está ameaçada por sistema desenvolvido pela Mahle e reconhecido pela SAE International como uma solução global para rápida ampliação da infraestrutura de recarga em todo o mundo.
Na prática, é o mesmo recurso de indução adotado para carregamento de telefones celulares e já bastante difundido. No caso de carros elétricos, porém, bem mais potente e sofisticado.
O sistema indutivo, além de naturalmente eliminar cabos e a confusão de padrões de plugs, necessita apenas que o carro seja estacionado sobre uma bobina instalada no chão e que lá permaneça pelo tempo necessário ou desejado.
A SAE entende a Mahle conseguiu fechar a última lacuna na padronização do carregamento indutivo ao apresentar o DIPS, sigla para Differential Inductive Positioning System.
Ele cria um campo magnético, estabelece automaticamente conexão com o ponto de carregamento e, pelo painel do veículo, orienta o motorista para posicionar o carro no local ideal. O processo de carregamento começa automaticamente.
A ampla aplicabilidade do sistema, diz a Mahle, também possibilitará futuras aplicações móveis, como o carregamento por meio de bobinas de indução durante a condução.
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Foto: Divulgação