No mês passado, chegaram às ruas e estradas do País 1,9 mil novos ônibus, número de emplacamentos que representou estabilidade em relação a outubro ao registrar uma ligeira alta de 0,88%. Na comparação com novembro do ano passado, quando foram licenciadas 2,1 mil unidades, a variação foi negativa em 8,1%.
A queda no confronto entre os mesmos meses, porém, não impede de a Fenabrave acreditar na continuidade da retomada do segmento que, como aponta a federação, deverá encerrar o ano com o maior índice crescimento do setor automotivo.
LEIA MAIS
→Mercado de ônibus mostra contínua recuperação
“Apesar da base baixa de comparação, o mercado de ônibus vem acumulando bons números em 2023, com o retorno do investimento por parte dos transportadores”, avalia Andreta Jr., presidente da Fenabrave.
O dirigente lembra ainda o impulso que o Programa Caminho da Escola deverá proporcionar ao segmento, com 16 mil unidades já licitadas para serem entregues entre 2024 e 2025.
No acumulado do ano até novembro, os licenciamentos de ônibus chegaram 22,7 mil unidades, volume 18,6% superior ao anotado no mesmo período do ano passado, quando registrava perto de 19,2 mil emplacamentos.
Foto: Volare/Divulgação
- Scania espera mercado de caminhões acima de 16 toneladas 5% maior em 2025 - 4 de novembro de 2024
- Volvo comemora 30 anos do FH no Brasil na Fenatran com série especial limitada - 4 de novembro de 2024
- FPT Industrial anuncia investimento de R$ 127 milhões em P&D - 4 de novembro de 2024