Indústria

Governadores do Nordeste defendem regime automotivo regional

No âmbito da reforma tributária, parágrafo sobre incentivos para veículos a combustão divide montadoras

Em contraponto à carta aberta divulgada nesta quarta-feira, 13, por três montadoras do Sul e Sudeste, os governadores que integram o Consórcio Nordeste, instrumento jurídico, político e econômico de integração dos nove Estados da região, manifestaram apoio à extensão do regime automotivo como instrumento de desenvolvimento econômico e social regional.

No documento, eles defendem a aprovação na íntegra do Artigo 19 da PEC 45 da Reforma Tributária, que estende e 2025 para 2032 os benefícios para a produção de veículos a combustão e também os eletrificados.

LEIA MAIS

Nordeste: VW, GM e Toyota defendem benefícios só para eletrificados.

Stellantis, Caoa e HPE se unem a favor dos incentivos regionais

“No momento em que a Câmara dos Deputados está pronta para colocar em pauta a votação da reforma tributária, que moderniza o sistema tributário brasileiro e também estabelece horizontes mais amplos para a organização econômica do País, é importante destacar o anseio por um modelo de desenvolvimento distribuído de modo mais justo e equilibrado no território nacional”, destacam os governadores.

Eles dizem que a política atual vem contribuindo efetivamente para industrializar as regiões Nordeste e Centro-Oeste e, por isso, deve ser preservada.

“Trata-se de um mecanismo de fomento que se utiliza da característica estruturante do setor automotivo para acelerar a industrialização, através da formação de arranjos produtivos locais que se integram de modo ativo às cadeias produtivas nacionais e até mesmo internacionais. É uma política de correção de distorções que se acentuaram no decorrer da história”.

No início deste mês de dezembro, carta conjunta da Stellantis, Caoa e HPE (Mitsubishi) também defendia a manutenção dos citados incentivos. Já a Volkswagen, General Motors e Toyota são a favor da manutenção de incentivos apenas para novas tecnologias, ou seja, o desenvolvimento e produção de modelos eletrificados no Nordeste e Centro-Oeste.


Foto: Pixabay

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás