Diante do final da primeira fase este mês, setor automotivo teme postergação do anúncio de novos investimentos
Na semana passada, durante divulgação do balanço do setor automotivo no ano, o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, não escondeu a frustração quanto aos recorrentes adiamentos da divulgação da segunda fase do Rota 2030, programa que ganhará o nome Mover, de Mobilidade Verde, em sua nova etapa.
No final do primeiro semestre, o secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC, Ualace Moreira Lima, prometeu que a divulgação ocorreria até o fim de julho. De lá para cá, já foram várias as datas estimadas pelo Anfavea e pelo próprio governo, nenhuma concretizada até agora.
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Na semana passada, durante evento de comemoração dos 25 anos da Renault no Brasil, na fábrica de São José dos Pinhais, PR, Ualace voltou a tocar no assunto, dizendo que a tão aguardada divulgação da segunda fase do programa automotivo ocorreria nesta quarta-feira, 13 de dezembro.
Até agora, perto das 17h, nada foi falado sobre o assunto que, inclusive, não consta da agenda diária do títular do MDIC, Geraldo Alckmin, sempre divulgada na noite anterior.
Na quinta-feira, 7, o presidente da Anfavea mostrou preocupação com a possibilidade de a segunda fase do Rota 2030 não estar definida no papel antes do final do ano. “Não temos plano B”, destacou o executivo, lembrando que a primeira fase vence no próximo dia 31 e sem novas regras o setor pode postergar definições de novos investimentos.
Essa segunda etapa definirá diretrizes com relação à descarbonização e à eletrificação da produção brasileira de veículos, fundamentais para a aprovação, pelas matrizes, de novos aportes no Brasil.
Foto: Divulgação/Volvo Car
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