Diante do final da primeira fase este mês, setor automotivo teme postergação do anúncio de novos investimentos
Na semana passada, durante divulgação do balanço do setor automotivo no ano, o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, não escondeu a frustração quanto aos recorrentes adiamentos da divulgação da segunda fase do Rota 2030, programa que ganhará o nome Mover, de Mobilidade Verde, em sua nova etapa.
No final do primeiro semestre, o secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC, Ualace Moreira Lima, prometeu que a divulgação ocorreria até o fim de julho. De lá para cá, já foram várias as datas estimadas pelo Anfavea e pelo próprio governo, nenhuma concretizada até agora.
LEIA MAIS
→Mover, o novo Rota 2030, deve ser divulgado dia 13
→Rota 2030: “Não temos plano B”, diz presidente da Anfavea.
Na semana passada, durante evento de comemoração dos 25 anos da Renault no Brasil, na fábrica de São José dos Pinhais, PR, Ualace voltou a tocar no assunto, dizendo que a tão aguardada divulgação da segunda fase do programa automotivo ocorreria nesta quarta-feira, 13 de dezembro.
Até agora, perto das 17h, nada foi falado sobre o assunto que, inclusive, não consta da agenda diária do títular do MDIC, Geraldo Alckmin, sempre divulgada na noite anterior.
Na quinta-feira, 7, o presidente da Anfavea mostrou preocupação com a possibilidade de a segunda fase do Rota 2030 não estar definida no papel antes do final do ano. “Não temos plano B”, destacou o executivo, lembrando que a primeira fase vence no próximo dia 31 e sem novas regras o setor pode postergar definições de novos investimentos.
Essa segunda etapa definirá diretrizes com relação à descarbonização e à eletrificação da produção brasileira de veículos, fundamentais para a aprovação, pelas matrizes, de novos aportes no Brasil.
Foto: Divulgação/Volvo Car
Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano
Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…
AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran
Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma
Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano
Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País