Indústria

Rota 2030: mais uma data prometida e não cumprida pelo MDIC.

Diante do final da primeira fase este mês, setor automotivo teme postergação do anúncio de novos investimentos

Na semana passada, durante divulgação do balanço do setor automotivo no ano, o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, não escondeu a frustração quanto aos recorrentes adiamentos da divulgação da segunda fase do Rota 2030, programa que ganhará o nome Mover, de Mobilidade Verde, em sua nova etapa.

No final do primeiro semestre, o secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC, Ualace Moreira Lima, prometeu que a divulgação ocorreria até o fim de julho. De lá para cá, já foram várias as datas estimadas pelo Anfavea e pelo próprio governo, nenhuma concretizada até agora.

LEIA MAIS

Mover, o novo Rota 2030, deve ser divulgado dia 13

Rota 2030: “Não temos plano B”, diz presidente da Anfavea.

Na semana passada, durante evento de comemoração dos 25 anos da Renault no Brasil, na fábrica de São José dos Pinhais, PR, Ualace voltou a tocar no assunto, dizendo que a tão aguardada divulgação da segunda fase do programa automotivo ocorreria nesta quarta-feira, 13 de dezembro.

Até agora, perto das 17h, nada foi falado sobre o assunto que, inclusive, não consta da agenda diária do títular do MDIC, Geraldo Alckmin, sempre divulgada na noite anterior.

Na quinta-feira, 7, o presidente da Anfavea mostrou preocupação com a possibilidade de a segunda fase do Rota 2030 não estar definida no papel antes do final do ano. “Não temos plano B”, destacou o executivo, lembrando que a primeira fase vence no próximo dia 31 e sem novas regras o setor pode postergar definições de novos investimentos.

Essa segunda etapa definirá diretrizes com relação à descarbonização e à eletrificação da produção brasileira de veículos, fundamentais para a aprovação, pelas matrizes, de novos aportes no Brasil.


Foto: Divulgação/Volvo Car

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Nova geração quer recolocar a Triton na trilha do consumidor

Picape da Mitsubishi ganhou em dimensões, conforto e estilo

% dias atrás

Entre os seminovos, Tiggo 5 lidera em rentabilidade

SUV da Caoa Chery teve margem bruta de 10,5% e um giro de estoque médio…

% dias atrás

Grupo Potencial compra caminhões flex da Volvo

Veículo pode utilizar só diesel ou biodiesel, assim como uma combinação dos dois

% dias atrás

Hyundai HB20 brasileiro desembarca na Argentina

Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho

% dias atrás

Northvolt entra com pedido de concordata nos EUA

Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…

% dias atrás

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás