Mercado

Com queda de 18%, Mercedes-Benz vê concorrentes avançarem em 2023

Marca agora é apenas a sexta mais vendida. Líder BMW vende três vezes mais.

Aestrela de três pontas dos automóveis da Mercedes-Benz está precisando de uma boa polida no Brasil. As vendas da marca alemã de luxo estão em forte declínio em 2023 e devem encerrar o ano com o pior resultado em 15 anos.

De janeiro a novembro, aponta levantamento da Fenabrave, foram registrados exatos 3.751 licenciamentos de automóveis Mercedes-Benz ante 4,4 mil de igual período do ano passado. Em 2008, a empresa negociou pouco menos de 3,7 mil unidades de seus sedãs e SUVs.

A Mercedes-Benz é agora apenas a sexta marca mais vendida do segmento. Há apenas quatro anos, em 2019, era segunda colocada, rivalizava com a BMW e vendia o triplo de veículos. E um ano antes, em 2018, liderou pela última vez o segmento com mais de 12 mil licenciamentos.

A marca encerrou a produção no Brasil em dezembro de 2020. A fábrica de Iracemápolis, SP, onde eram prozudiso o utilitário esportivo GLA e sedã Classe C, foi fechada apenas quatro anos depois de sua inauguração.

Na época, sob a alegação de custos produtivos elevados e mercado interno em declínio.

A queda de 18% contrasta com crescimentos robustos das principais marcas concorrentes. A BMW, líder do segmento com 13,4 mil unidades vendidas no ano, foi que menos avançou,  7%.

Mas a Volvo (7,1 mil), segunda colocada, avançou 60%, a Audi (5,6 mil), na terceira posição, cresceu 22% e a Land Rover (4,4 mil), em quinto, vendeu 33% a mais.

A quarta colocação no ano é da Porsche. A marca de esportivos que custam acima dos R$ 500 mil vendeu quase 4,8 mil unidades em onze meses, salto de nada menos do que 64% !!

LEIA MAIS

→ Anfavea aposta em altas modestas para 2024

No ranking geral da Fenabrave, a Mercedes-Benz aparece na 21ª colocação, quatro posições abaixo do que no acumulado de janeiro a nobvembro do ano passado.

Além da Land Rover e Porsche, foi ultrapassada também pelas novatas chinesas GWM e BYD, ambas ainda importadoras, mas com produção local confirmada para a partir de 2024 e 2025. Ironicamente, os carros da GWM sairão de Iracemápolis, da fábrica comprada da Mercedes-Benz.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás