Mercado

Com queda de 18%, Mercedes-Benz vê concorrentes avançarem em 2023

Marca agora é apenas a sexta mais vendida. Líder BMW vende três vezes mais.

Aestrela de três pontas dos automóveis da Mercedes-Benz está precisando de uma boa polida no Brasil. As vendas da marca alemã de luxo estão em forte declínio em 2023 e devem encerrar o ano com o pior resultado em 15 anos.

De janeiro a novembro, aponta levantamento da Fenabrave, foram registrados exatos 3.751 licenciamentos de automóveis Mercedes-Benz ante 4,4 mil de igual período do ano passado. Em 2008, a empresa negociou pouco menos de 3,7 mil unidades de seus sedãs e SUVs.

A Mercedes-Benz é agora apenas a sexta marca mais vendida do segmento. Há apenas quatro anos, em 2019, era segunda colocada, rivalizava com a BMW e vendia o triplo de veículos. E um ano antes, em 2018, liderou pela última vez o segmento com mais de 12 mil licenciamentos.

A marca encerrou a produção no Brasil em dezembro de 2020. A fábrica de Iracemápolis, SP, onde eram prozudiso o utilitário esportivo GLA e sedã Classe C, foi fechada apenas quatro anos depois de sua inauguração.

Na época, sob a alegação de custos produtivos elevados e mercado interno em declínio.

A queda de 18% contrasta com crescimentos robustos das principais marcas concorrentes. A BMW, líder do segmento com 13,4 mil unidades vendidas no ano, foi que menos avançou,  7%.

Mas a Volvo (7,1 mil), segunda colocada, avançou 60%, a Audi (5,6 mil), na terceira posição, cresceu 22% e a Land Rover (4,4 mil), em quinto, vendeu 33% a mais.

A quarta colocação no ano é da Porsche. A marca de esportivos que custam acima dos R$ 500 mil vendeu quase 4,8 mil unidades em onze meses, salto de nada menos do que 64% !!

LEIA MAIS

→ Anfavea aposta em altas modestas para 2024

No ranking geral da Fenabrave, a Mercedes-Benz aparece na 21ª colocação, quatro posições abaixo do que no acumulado de janeiro a nobvembro do ano passado.

Além da Land Rover e Porsche, foi ultrapassada também pelas novatas chinesas GWM e BYD, ambas ainda importadoras, mas com produção local confirmada para a partir de 2024 e 2025. Ironicamente, os carros da GWM sairão de Iracemápolis, da fábrica comprada da Mercedes-Benz.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

GWM promete pagar 100% da tabela Fipe na troca de um usado

Promoção vai até domingo e vale para modelos produzidos a partir de 2021

% dias atrás

Montadoras intensificam campanha por revisão de regras de emissões na Europa

Movimento tem a dissidência da Stellantis, que diz que se preparou para a nova etapa

% dias atrás

Camex eleva apenas o Imposto de Importação de pneus de passeio

Nesse caso, para 25% por um ano. O de carga se mantém em 16% e…

% dias atrás

Iveco Group investe na flexibilidade energética

FPT leva para a IAA Transportation 2024 motores multicombustíveis de baixa ou zero emissão

% dias atrás

Desvalorização de elétricos usados impactam no crescimento de vendas

Realidade no mercado de elétricos usados não é animadora para quem quer vender; a insistência…

% dias atrás

Sem “zebra”, primeiros híbridos nacionais da Stellantis serão Fiat

Versões superiores dos SUVs Pulse e Fastback devem estrear a tecnologia

% dias atrás