Marca agora é apenas a sexta mais vendida. Líder BMW vende três vezes mais.
Aestrela de três pontas dos automóveis da Mercedes-Benz está precisando de uma boa polida no Brasil. As vendas da marca alemã de luxo estão em forte declínio em 2023 e devem encerrar o ano com o pior resultado em 15 anos.
De janeiro a novembro, aponta levantamento da Fenabrave, foram registrados exatos 3.751 licenciamentos de automóveis Mercedes-Benz ante 4,4 mil de igual período do ano passado. Em 2008, a empresa negociou pouco menos de 3,7 mil unidades de seus sedãs e SUVs.
A Mercedes-Benz é agora apenas a sexta marca mais vendida do segmento. Há apenas quatro anos, em 2019, era segunda colocada, rivalizava com a BMW e vendia o triplo de veículos. E um ano antes, em 2018, liderou pela última vez o segmento com mais de 12 mil licenciamentos.
Na época, sob a alegação de custos produtivos elevados e mercado interno em declínio.
A queda de 18% contrasta com crescimentos robustos das principais marcas concorrentes. A BMW, líder do segmento com 13,4 mil unidades vendidas no ano, foi que menos avançou, 7%.
Mas a Volvo (7,1 mil), segunda colocada, avançou 60%, a Audi (5,6 mil), na terceira posição, cresceu 22% e a Land Rover (4,4 mil), em quinto, vendeu 33% a mais.
A quarta colocação no ano é da Porsche. A marca de esportivos que custam acima dos R$ 500 mil vendeu quase 4,8 mil unidades em onze meses, salto de nada menos do que 64% !!
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No ranking geral da Fenabrave, a Mercedes-Benz aparece na 21ª colocação, quatro posições abaixo do que no acumulado de janeiro a nobvembro do ano passado.
Além da Land Rover e Porsche, foi ultrapassada também pelas novatas chinesas GWM e BYD, ambas ainda importadoras, mas com produção local confirmada para a partir de 2024 e 2025. Ironicamente, os carros da GWM sairão de Iracemápolis, da fábrica comprada da Mercedes-Benz.
Foto: Divulgação
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