Objetivo é otimizar a produtividade e a inovação da recém-inaugurada fábrica de Elastômeros
Com forte atuação no segmento de motocicletas, a Vedamotors participa de ações no âmbito do programa Rota 2030, atualmente em fase final da primeira etapa e com a segunda, denominada Mover, em discussão.
São projetos voltados para o aumento da produtividade em geral e aumento da competitividade da ferramentaria brasileira.
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“O nosso objetivo é otimizar a recém-inaugurada fábrica de Elastômeros em Santa Catarina, reforçando a estratégia de verticalização e internalização do processo produtivo de compostos elastoméricos e produtos em borracha, para melhor atender à indústria”, destaca nota divulgada nesta sexta-feira, 15, pela Vedamotors.
Pelo Rota 2030, coordenado pelo MDIC, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o governo federal reduz a alíquota de importação de autopeças não produzidas no País.
Em contrapartida, as empresas destinam o valor desta alíquota a um fundo gerido por quatro instituições: Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Fundação de Apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (Fundep) e Serviço Nacional da Indústria (Senai).
Estas instituições, por sua vez, fomentam iniciativas para desenvolver a cadeia automotiva nacional. A Vedamotors tem ações conjuntas com o Senai, em categoria voltada à “Produtividade e Digitalização”, e com a Fundep, na cagtegoria de capacitação da cadeia de ferramentaria de produtos automotivos.
No projeto conjunto com o Senai, a empresa está recebendo um total de 600 horas de consultoria gratuita para diagnóstico de todo o setor de borracha da empresa – da fabricação de compostos elastoméricos até a embalagem dos produtos.
Durante cinco meses, dois consultores do Instituto Senai de Tecnologia em Logística de Produção, de Itajaí, avaliarão todos os processos da fábrica de elastômeros, em busca de oportunidades para reduzir desperdícios, otimizando os processos e o uso de matérias-primas, entre outros pontos.
“Este projeto do Rota 2030 envolve um trabalho muito detalhado. Tudo é feito para otimizar a produção e tornar a Vedamotors mais eficiente e competitiva. E a custo zero para a empresa”, afirma o engenheiro de Materiais, Gabriel Bernardelli, especialista em Inovação da Vedamotors, estimando que o investimento em uma consultoria com o mesmo objetivo seria em torno de R$ 120 mil.
No segundo projeto, ligado à Fundep, “a proposta é reduzir o tempo de fabricação de ferramentais específicos e, consequentemente, do protótipo, utilizando tecnologias modernas”, explica Bernardelli.
Segundo ele, isto aumentará a eficiência da Vedamotors e possibilitará o desenvolvimento de novos itens e novos produtos, “tornando a empresa mais competitiva”.
Localizada em Lontras. SC, a Vedamotors é uma empresa formada por capital 50% nacional e 50% italiano, atuando como Divisão Brasil do Grupo Athena. Além de operar fortemente no mercado de duas rodas, a empresa também tem presença nos mercados agrícola, de jardim e floresta, náutico e outros.
Com mais de 230 colaboradores, produz anualmente 120 milhões de peças. Atuando nos mercados industrial e de reposição, exporta para 19 países. Entre as oito empresas do Grupo Athena, a Vedamotors ocupa o segundo lugar em faturamento, abaixo da unidade central, da Itália.
Foto: Divulgação/Vedamotors
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