Indústria

Stellantis é a maior vitoriosa na briga dos incentivos do Nordeste

VW, GM e Toyota foram derrotadas na Câmara dos Deputados na tentativa de limitar os incentivos para carros eletrificados

A Câmara dos Deputados aprovou no âmbito da tão esperada reforma tributária a manuteção dos incentivos para o setor automotivo do Nordeste, Norte e Centro-Oeste até 2032. Foram 341 votos a favor e 153 contra, além de quatro abstenções.

Foram ignorados, assim, os destaques que propunham retirar os benefícios para os veículos a combustão, conforme texto aprovado no Senado, e manter apenas para os eletrificados, incluindo híbridos e 100% elétricos.

LEIA MAIS

Nordeste: VW, GM e Toyota defendem benefícios só para eletrificados.

Stellantis, Caoa e HPE se unem a favor dos incentivos regionais

As montadoras do Sudeste e Sul, Volkswagen, General Motors e Toyota, tinham pedido a retirada dos  veículos a combustão, alegando que tal medida beneficiaria uma única empresa, a Stellantis.

E a Stellantis, indiscutivelmente, foi a grande vencedora da verdadeira batalha ocorrida no setor automotivo nas últimas semanas. A empresa mantém fábrica em Goiana, Pernambuco, onde produz modelos Jeep, Fiat e Ram.

Em menor escala, por terem volumes bem menores de produção, também saem beneficiadas a HPE e Caoa, que têm operações em Goiás.

Entre as que estão chegando ao País, quem sai ganhando é a chinesa BYD que assumiu as antigas instalações da Ford em Camaçari, na Bahia, onde vai produzir eletrificados a partir do final do ano que vem.

A marca concorre diretamente com a GWM, também chinesa, que comprou as instalações da Mercedes-Benz em Iracemápolis, interior paulista, e chegou a divulgar documento apoiando a primeira carta aberta da VW, GM e Toyota contra a extensão dos benefícios para o setor automotivo no Nordeste.

Os deputados, segundo informações da Agência Brasil, excluíram da proposta a prorrogação do incentivo para a produção de peças para veículos elétricos e a combustão. O texto agora, juntamente com toda a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da reforma tributária seguirá para a sanção presidencial.


Foto: Divulgação/Agência Brasil

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Brasileiros já compraram 2 milhões de veículos leves em 2024

Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano

% dias atrás

Alckmin recebe CEO global da Honda

Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…

% dias atrás

Começa na segunda a maior feira de transporte da América Latina

AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran

% dias atrás

Honda mexe bem pouco na família City 2025

Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma

% dias atrás

Picape que vende mais que carro no Brasil atinge 2 milhões de unidades

Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano

% dias atrás

XCMG lançará na Fenatran caminhão leve elétrico

Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País

% dias atrás