VW, GM e Toyota foram derrotadas na Câmara dos Deputados na tentativa de limitar os incentivos para carros eletrificados
A Câmara dos Deputados aprovou no âmbito da tão esperada reforma tributária a manuteção dos incentivos para o setor automotivo do Nordeste, Norte e Centro-Oeste até 2032. Foram 341 votos a favor e 153 contra, além de quatro abstenções.
Foram ignorados, assim, os destaques que propunham retirar os benefícios para os veículos a combustão, conforme texto aprovado no Senado, e manter apenas para os eletrificados, incluindo híbridos e 100% elétricos.
LEIA MAIS
→Nordeste: VW, GM e Toyota defendem benefícios só para eletrificados.
→Stellantis, Caoa e HPE se unem a favor dos incentivos regionais
As montadoras do Sudeste e Sul, Volkswagen, General Motors e Toyota, tinham pedido a retirada dos veículos a combustão, alegando que tal medida beneficiaria uma única empresa, a Stellantis.
E a Stellantis, indiscutivelmente, foi a grande vencedora da verdadeira batalha ocorrida no setor automotivo nas últimas semanas. A empresa mantém fábrica em Goiana, Pernambuco, onde produz modelos Jeep, Fiat e Ram.
Em menor escala, por terem volumes bem menores de produção, também saem beneficiadas a HPE e Caoa, que têm operações em Goiás.
Entre as que estão chegando ao País, quem sai ganhando é a chinesa BYD que assumiu as antigas instalações da Ford em Camaçari, na Bahia, onde vai produzir eletrificados a partir do final do ano que vem.
A marca concorre diretamente com a GWM, também chinesa, que comprou as instalações da Mercedes-Benz em Iracemápolis, interior paulista, e chegou a divulgar documento apoiando a primeira carta aberta da VW, GM e Toyota contra a extensão dos benefícios para o setor automotivo no Nordeste.
Os deputados, segundo informações da Agência Brasil, excluíram da proposta a prorrogação do incentivo para a produção de peças para veículos elétricos e a combustão. O texto agora, juntamente com toda a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da reforma tributária seguirá para a sanção presidencial.
Foto: Divulgação/Agência Brasil
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027