Indústria

Anfavea comemora MP que cria programa Mover

Lima Leite chegou a alertar sobre o risco de o País perder investimentos se o programa não saísse em 2023

Ainda no sábado, 30, logo após a divulgação da MP 1.205, que instituiu o Programa Mobilidade Verde e Inovação – Mover, a Anfavea divulgou nota comemorando a iniciativa do governo federal, “uma excelente notícia para toda a cadeia da indústria automobilística brasileira”.

O Mover, lembra a entidade, dá continuidade aos programas Inovar Auto, de 2012, e Rota 2030, de 2018, que trouxeram obrigações e proporcionaram previsibilidade para as empresas que investem em pesquisa, desenvolvimento e inovação, bem como em melhorias funcionais, de eficiência e em segurança veiculares.

LEIA MAIS

Mover garante R$ 3,5 bilhões em incentivos para as montadoras em 2024

Rota 2030: “Não temos plano B”, diz presidente da Anfavea.

“Graças à continuidade das políticas públicas, os veículos produzidos hoje no Brasil estão entre os mais econômicos e seguros do mundo”, destaca a nota da Anfavea, atualmente presidida por Márcio de Lima Leite.

O executivo chegou, inclusive, a questionar a demora na divulgação da MP, prevista inicialmente para o começo do segundo semestre. Conforme comentou na coletiva de divulgação dos dados de novembro, sem previsibilidade o setor deixaria de investir no País. Disse, na ocasião, que o setor não tinha Plano B caso o Mover não fosse instituído ainda em 2023.

Em sua nova etapa, o programa visa promover não só novas tecnologias, como também o incentivo ao uso de biocombustíveis e outras energias alternativas, “com foco na capacitação da mão de obra e o alinhamento a uma economia de baixo carbono”.

A entidade que representa as montadoras lembra que nos próximos meses, por meio de decretos e portarias, o Poder Executivo deverá publicar a regulamentação detalhada do novo programa, “quando então teremos uma noção mais clara das novas exigências sobre os produtos a serem comercializados no País”, esclarece comunicado da entidade presidida por Márcio de Lima Leite.

Para concluir, a Anfavea agradeceu o Sindipeças, Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores, a AEA Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, e a toda a cadeia produtiva do setor automotivo, “na certeza de que estaremos todos envolvidos na execução desse programa”.


Foto: AutoIndústria

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás