Foram negociados mais de 2,17 milhões de unidades, 235,8 mil somente em dezembro
Os números oficiais serão conhecidos apenas nesta quinta-feira, 4, quando a Fenabrave, Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, divulgar os licenciamento contabilizados pelo Renavam. Ainda assim, a indústria automobilística já comemora mais um ano de recuperação das vendas.
Segundo apuração preliminar, em 2023, o mercado de veículos leves, incluindo comerciais como picapes e furgões, alcançou 2,17 milhões de unidades, crescimento de 10,9% na comparação com o ano anterior, quando pouco mais de 1,95 milhão de veículos chegaram às ruas.
Só em dezembro foram negociados 235,8 mil automóveis e comerciais leves, melhor resultado mensal desde 2019 — ou seja, ainda no período pré-pandemia.
No ranking de marcas, nenhuma novidade nas primeiros posições. A Fiat, que já vinha liderando o mercado interno nos úlltimos anos, manteve a ponta mais uma vez com 474,2 mil veículos, à frente da Volkswagen, que vendeu 345 mil — e liderou pela primeira vez o segmento de SUVs, o maior do mercado interno — e da GM, terceira colocada com quase 327,3 mil unidades.
Conheça as 15 marcas mais vendidas em 2023
Foto: Pixabay
Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano
Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…
AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran
Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma
Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano
Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País