Além de contar com a Fiat mais uma vez na ponta do mercado em 2023, a Stellantis também comemora seu terceiro ano consecutivo como montadora que mais vende automóveis e comerciais leves no Brasil. Considerando suas cinco marcas — Fiat, Jeep, RAM, Peugeot e Citroën — a montadora respondeu sozinha por 31,5% do mercado interno, com 686,8 mil automóveis e comerciais leves emplacados, mais que o dobro da segunda colocada Volkswagen.
Apesar disso, o índice representa ligeiro encolhimento da fatia da empresa, que em 2022 chegou a 33%, com 646,6 mil licenciamentos, e a 32% em 2021, seu primeiro ano de existência.
Esse declínio de 1,5 ponto porcentual na comparação com o ano anterior deve-se, especialmente, a Jeep e Peugeot, ambas com perdas significativas de licenciamentos, ante o crescimento da Fiat e da RAM, e da estabilidade da Citroën.
A Jeep perdeu a liderança do segmento de SUVs para a Volkswagen pela primeira vez ao vender 127 mil veículos. Em 2022, negociara 137,5 mil. Com essa queda de cerca de 8% nos licenciamentos, perdeu também participação relevante no mercado total: baixou de 7% para 5,8%.
Seus dois principais veículos, Renegade e Compass, venderam cerca de 7% menos em segmento que cresceu mais de 13% no ano com a chegada de novos concorrentes nacionais e importados, eletrificados ou não.
A Peugeot teve declínio ainda mais sentido: vendeu 34,9 mil veículos, 16% menos do que em 2022. O 208, seu principal produto em volume negociado, viu seus licenciamentos recuarem perto de 4%, para 28,6 mil, mesmo com a vital novidade da versão dotada de motor 1.0 turbo.
Mas, importante e agravante, o segmento de hatches pequenos, onde a Fenabrave relaciona o modelo, foi o de maior crescimento no mercado brasileiro no ano passado. Chegou a 475,3 mil unidades, 35% a mais do que no ano anterior. “Culpa” em boa medida do Volkswagen Polo, carro de passeio mais vendido do Brasil ao susperar 111 mil emplacamentos, catorze vezes mais do que em 2022.
Com Rampage, RAM triplica vendas
Ainda que em números absolutos seja apenas a quinta marca mais vendida da Stellantis, a RAM tem motivos de sobra para considerar 2023 seu grande ano no País. Ao registrar 16,9 mil licenciamentos, mais que triplicou as vendas na comparação com o ano anterior.
Motivo quase exclusivo de tamanho salto: a chegada nas revendas, em setembro, da Rampage, primeiro modelo nacional da marca. Sozinha, a picape média produzida em Goiana, PE, somou 8,6 mil unidades ou metade do total negociado pela marca.
Se em 2024 mantiver a média mensal atual de quase 2,7 mil emplacamentos, a Rampage poderá, novamente, representar outro pulo da marca no ranking de picapes médias e grandes. Em 2023, acabou na quinta colocação, mas já próxima da Ford, que vendeu 20,3 mil unidades de seu único produto, a Ranger.
LEIA MAIS
→ Com folga, Fiat confirma terceiro ano consecutivo na liderança
→ Fenabrave projeta mercado de veículos leves 12% maior em 2024
Foto: Divulgação
- Consórcios caminham para recorde de cotas vendidas - 16 de dezembro de 2024
- Após três décadas, Corolla perde a hegemonia de Toyota mais vendido no Brasil - 16 de dezembro de 2024
- Segundo semestre “salva” as exportações de veículos - 12 de dezembro de 2024