Volvo FH 540 mais uma vez domina o mercado; com dois modelos, a DAF encerra o ano como a segunda força dentre os pesados.
Pelo quinto ano consecutivo, o Volvo FH 540 encerra mais um período com a liderança isolada, não só na categoria de pesados, mas também do mercado em geral.
Segundo os dados da Fenabrave, ao somar 7,2 mil unidades emplacadas em 2023, o modelo participou com 7% das vendas totais de caminhões (104,1 mil) e com 13,8% no segmento no qual atua.
O volume acumulado do caminhão da marca sueca é expressivo, basta confrontar com o desempenho do vice-líder do mercado em 2023, o Volkswagen Delivery 11.180. Líder na categoria de caminhões médios que, com 4,5 mil unidades licenciadas respondeu por 45,9% das vendas do segmento.
O ano passado também foi palco para a DAF consolidar força dentre os pesados. O XF 530 encerrou como o terceiro caminhão mais vendido no mercado e na vice-liderança do segmento com 4,1 mil unidades emplacadas.
Com a contribuição das vendas do DAF XF 480, de 3,2 mil emplacamentos, o quinto mais vendido, a marca se colocou como a segunda maior força dentre os pesados depois da Volvo. Conforme o ranking da Fenabrave dos dez mais negociados na categoria, terminou o período com participação de 14%.
Dentre os dez mais vendidos, nenhum representante das categorias de semileves e leves acumularam volume suficiente em 2023 para estar na lista, composta por seis pesados, um médio e três semipesados.
Merece menção, o Mercedes-Benz Atego 1719, que encerrou período na liderança dos semipesados com quase 7% de participação. O modelo superou tradicionais modelos caminhões do segmento, como o Volvo VM 290 e o VW 24.280.
Modelo | Unidades | Participação nas vendas na categoria (%)* | Participação nas vendas do mercado total (%)** | |
1º | Volvo FH 540 | 4.915 | 12,28 (Pesados) | 6,31 |
2º | Volkswagen Delivery 11.180 | 3.651 | 41,78 (Médios) | 4,69 |
3º | Scania R450 | 3.081 | 7,69 (Pesados) | 3,95 |
4º | DAF XF 530 | 2.979 | 7,44 (Pesados) | 3,82 |
5º | Volvo FH460 | 2.926 | 7,31 (Pesados) | 3,75 |
6º | Mercedes-Benz Accelo 1017 | 2.691 | 30,79 (Médios) | 3,45 |
7º | Volvo VM 290 | 2.606 | 11,66 (Semipesados) | 3,34 |
8º | Scania R460 | 2.124 | 5,30 (Pesados) | 2,72 |
9º | Scania R540 | 2.086 | 5,21 (Pesados) | 2,68 |
10º | DAF XF 480 | 2.076 | 5,18 (Pesados) | 2,66 |
Foto: Volvo/Divulgação
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027