Mercado

Picapes ampliam participação no mercado interno

Licenciamentos cresceram 24%, duas vezes a média do mercado de automóveis e comerciais leves

Com importantes lançamentos como a Chevrolet Montana, RAM Rampage e a nova geração da Ford Ranger, as picapes consolidaram-se como o terceiro maior segmento do mercado total de automóveis e comerciais leves em 2023. Os comerciais ficaram atrás somente dos SUVs e dos hatches pequenos ao ultrapassarem 403 mil licenciamentos.

Considerando modelos compactos, médios e grandes, as picapes responderam por 18,5% das vendas totais do ano passado, contra 16,5% da participação registrada em 2022.

Em igual comparativo, os emplacamentos do segmento cresceram 24%, mais do que o dobro da média do mercado e bem acima do avanço de 13% dos SUVs, que somaram 782,3 mil unidades e mais uma vez lideraram as vendas. Evolução maior do que as das picapes só a dos hatches pequenos, que avançaram 35%, para 475,3 mil.

Dentre os dez modelos mais vendidos no País em 2022, somente Chevrolet S10, Mitsubishi L200 e Nissan Frontier registraram vendas menores no ano passado. A Chevrolet, porém, teve uma excelente compensação: viu a nova geração da Montana encerrar o ano na 5ª colocação.

Agora com maior porte, a picape lançada em fevereiro alcançou 30 mil licenciamentos e, com as 26 mil unidades da irmã maior S10, levou a General Motors a ocupar a segunda posição no ranking de marcas, atrás somente da Fiat, que mais uma vez dominou o segmento com 171,9 mil unidades, 42,6% de participação.

As dez picapes mais vendidas 

(em mil unidades)

Fiat Strada120,6
Fiat Toro51,3
Volkswagen Saveiro46,6
Toyota Hilux46,2
Chevrolet Montana30,0
Chevrolet S1026,0
Ford Ranger20,3
Renault Oroch12,7
Mitsubishi L20012,6
RAM Rampage8,6

O resultado da Fiat é a somatória da Strada, que atingiu 120,6 mil licenciamentos e foi mais uma vez o veículo mais vendido do Brasil, com as 51,3 mil unidades da Toro, considerada concorrente direta da Montana, mas que “não tomou coincidência” da  novata.

A veteraníssima Volkswagen Saveiro foi a maior surpresa de 2023 no que se refere às vendas. Com ligeiras modificações estéticas e técnicas na linha 2024, conseguiu o feito de dobrar os licenciamentos com relação ao ano anterior, para 46,6 mil unidades.

LEIA MAIS

→ Os carros que mais dependeram das vendas diretas em 2023

→ Eletrificados dobram licenciamentos e já representam 4,3% do mercado interno

Em nova geração, a Ranger cumpriu papel ainda mais importante dentro da Ford. A picape tornou-se o principal produto de vendas da marca desde o encerramento da produção de automóveis na Bahia. Fabricada na Argentina, a picape atingiu 20,3 mil emplacamentos ante 14,3 mil em 2022 e, sozinha, respondeu por 70% das vendas da Ford no País.

Outra recém-chegada ao segmento, a RAM Rampage encerrou o ano como a 10ª picape mais vendida do País, mesmo com apenas, de fato, três meses de vendas. O modelo fabricado em Goiana, em Pernambuco, acumulou 8,6 mil licenciamentos, suplantando Nissan Frontier e Volkwagen Amarok.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Ford Pro ganha maior representatividade no Brasil e América Sul

Vendas do Transit e versões de trabalho da Ranger cresceram 50% na região no primeiro…

% dias atrás

Lay-off na GM em Gravataí começa na terça-feira, 22

Sinmgra informa que medida tem duração de 2 meses e 8 dias, atingindo pelo menos…

% dias atrás

No Pais, já são 71 eletropostos da Volvo Car

Pontos da marca sueca cobrem as cinco regiões do Brasil

% dias atrás

Alckmin confirma presença na abertura da Automec

Cerimônia será na terça-feira, 22, as 11h, no São Paulo Expo

% dias atrás

“IPI Verde, o próximo decreto”, garante Alckmin após reunião com a Anfavea

Ministro não especificou data, mas acenou com a possibilidade de acontecer em breve ao citar…

% dias atrás

Após sete anos, Salão do Automóvel de São Paulo retornará no Anhembi

Exposição acontecerá de 22 a 30 de novembro. Já estão confirmadas 16 marcas.

% dias atrás