Infoentretenimento tem oferta incipente ainda no segmento
Estudo da empresa global de inteligência tecnológica ABI Research mostra que, além dos automóveis, os desenvolvedores e fornecedores de serviços conectados de infoentretenimento e telemática têm um mercado gigantesco a ser explorado nos próximos anos.
Segundo relatório de análise da pesquisa Smart Mobility and Automotive, os veículos duas rodas — motos e scooters sobretudo — é um segmento ainda quase virgem para essas tecnologias e produtos, já “quase obrigatórios” em automóveis e comerciais leves dos mercado mais importantes, o que pode representar uma saturação em pouco tempo.
Mesmo em mercados mais relevantes, a penetração do infoentretenimento conectado no segmento de duas rodas é ainda quase residual, algo próximo de 4%. Esse quadro, conclui o relatório, pode mudar drasticamente até o fim desta década, com as vendas anuais de motos conectadas beirando 5 milhões de unidades.
James Hodgson, diretor de Pesquisa da ABI Research, avalia que as vendas crescerão de maneira significativa especialmente em países da região Ásia-Pacífico, onde as monocicletas têm peso gigantesco nos delocamentos pessoais diários, e em grandes centros, ambiente natural dos veículos de duas rodas.
Só na região Ásica-Pacífico foram vendidos cerca de 53,5 milhões de veículos motorizados de duas rodas em 2022 e a pesquisa aponta que esse mercado poderá representar até 87% dos produtos conectados de duas rodas até 2030.
“A personalização das ofertas existentes de infoentretenimento para os condutores nestes mercados será o passo crítico para acelerar a adoção de veículos de duas rodas conectados”, diz Hodgson, lembrando que motos e scoorters são produtos muito segmentados por faixas de preço e finalidade de uso.
“Algumas regiões estão voltadas para aplicações de lazer de alto desempenho, enquanto em outras,o veículo de duas rodas é dominante na mobilidade pessoal.”
A empresa de pesquisa recorda recentes movimentos no sentido de impulsionar a oferta desses serviços e produtos de infoentretenimento entre as motocicletas.
A Qualcomm, por exemplo, anunciou no ano passado, em parceria com a Valeo e Bosch, a expansão de sua plataforma Snapdragon Digital Chassis para a implementação de serviços de localização e experiências de infoentretenimento em veículos de duas rodas.
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Também em 2023, a NXP lançou sua plataforma de referência para clusters digitais específicos dos veículos de duas rodas, com custo e suporte para integração de múltiplos periféricos, como capacetes via Bluetooth.
“Para centenas de milhões de pessoas, os veículos de duas rodas são o principal meio de transporte. Eles ainda não se beneficiaram das melhorias em segurança e conveniência que os serviços conectados podem trazer ao mesmo nível que os veículos de passageiros”, conclui Hodgson.
Foto: Divulgação
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