Empresa

Stellantis aposta em baterias de íons de sódio

Fundo de risco corporativo da empresa anuncia participação estratégica na francesa Tiamat

A Stellantis Ventures, fundo corporativo da companhia, anunciou nesta sexta-feira, 12, a decisão de participar como investidor estratégico na Tiamat, empresa francesa que está desenvolvendo e comercializando tecnologia de baterias de íons de sódio, que oferece menor custo por quilowatt-hora e não contém lítio e cobalto.

“Abundantemente disponível no mundo, o sódio garante benefícios em sustentabilidade e soberania material”, destaca a Stellantis no comunicado sobre a parceria com a Tiamat, uma das 11 startups de tecnologia de alto desempenho homenageadas com o prêmio Stellantis Ventures em 2023.

LEIA MAIS

Das 11 startups reconhecidas pela Stellantis no mundo, uma é brasileira

A startup usará os recursos da rodada de arrecadação de fundos que inclui a Stellantis Ventures para lançar a construção de uma fábrica de baterias de íon de sódio na França, primeiro para ferramentas elétricas e aplicações de armazenamento fixo e depois visando aumentar a produção de produtos de segunda geração para aplicações BEV.

Ned Curic, chefe de engenharia e tecnologia da companhia, diz que explorar novas opções para baterias mais sustentáveis e acessíveis que utilizem matérias-primas amplamente disponíveis é uma parte fundamental das ambições do plano estratégico Dare Forward 2030, “que nos levará a atingir carbono líquido zero até 2038”.

De acordo com o executivo, os clientes estão pedindo veículos sem emissões que ofereçam uma combinação de autonomia robusta, desempenho e preço acessível. “Este é o nosso guia, pois a Stellantis e os seus parceiros trabalham hoje para desenvolver tecnologias inovadoras para o futuro”, complementou.

A Tiamat é primeira empresa do mundo a ter comercializado recentemente uma tecnologia de íon de sódio em um produto  eletrificado. A tecnologia promete um armazenamento de energia mais econômico em comparação com a tecnologia de bateria de íons de lítio amplamente utilizada atualmente.

O plano Dare Forward 2030 visa atingir um mix de vendas de 100% de veículos eléctricos a bateria de automóveis (BEV) na Europa e de 50% de veículos de passageiros e caminhões leves BEV nos Estados Unidos até 2030.


Foto: Pixabay

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás