Entregas de veículos comerciais elétricos mais que triplicaram no período
Os números preliminares das vendas globais da Daimler Truck indicam um desempenho estável em 2023, com um leve crescimento de 1%, para 526 mil caminhões e ônibus ante 520,3 mil entregues em 2022.
Para a companhia, o resultado se apresenta satisfatório ao considerar um período afetado por falta de componentes. “Em 2023, aumentamos mais uma vez nossas vendas, apesar de uma situação de abastecimento continuamente desafiadora, o que impediu vendas ainda maiores”, resume em nota Martin Daum, CEO da Daimler Truck Holding.
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A Trucks North America foi a que respondeu pela maior parte das vendas de caminhões, além de contribuir com o maior crescimento. A divisão entregou no ano passado 195 mil caminhões, aumento de 4% sobre 2022. Também anotaram expansão as vendas da Trucks Asia, de 3%, ao entregar 161,1 mil veículos comerciais.
As vendas de caminhões só da marca Mercedes-Benz, no entanto, registraram uma queda de 5%, com 158,5 mil. Segundo a companhia, o desempenho foi prejudicado pela retração do mercado brasileiro.
Já a Daimler Buses participou com as vendas de 26,1 mil, um volume que representou alta de 9% em relação ao de 2022, de 24 mil unidades.
Chama atenção o crescimento de 277% no negócio de veículos comerciais 100% elétricos, para 3,4 mil unidades ante as 914 vendidas no ano anterior. A companhia lembra que em 2023 aumentou o portfólio de elétricos para dez modelos diferentes.
O balanço financeiro da companhia, os volumes consolidados e projeções para 2024 serão apresentados na Conferência Anual de Resultados em 1º de março.
Foto: Daimler/Divulgação
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