Henkel dá dicas sobre manutenção do ícone que ainda conta com 2 milhões de unidades circulando no País
São vários os carros que têm clubes, associações de propritários e ações anuais para comemorar sua existência. Mas poucos têm uma data comemorativa – no caso, o dia 20 de janeiro – como acontece com o Fusca.
No embalo da proximidade da data, a Henkel divulgou material esta semana exaltando a manutenção fácil e de baixo custo do ícone inconteste da Volkswagen, com dicas para manutenção e conservação do modelo que segue como opção de compra por parte de muitos brasileiros.
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Foi em 1959, portanto há 65 anos, o início sua fabricação no Brasil. Ela durou até 1986 e foi retomada em 1993, diante das medidas de incentivo ao carro popular da época. Seu fim definitivo foi em 1996, com 42.000 exemplares comercializados nesses três anos.
Considerando os dois períodos, foi o carro com maior tempo de produçao no País. Com diz a Henkel, “o tempo passa, mas o Fusca ainda tem uma legião de fãs e segue sendo considerado um dos carros mais queridos dos brasileiros”.
O modelo foi líder de mercado por 24 anos e, segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), quase 2 milhões de Fuscas ainda circulam pelas ruas e estradas brasileiras atraindo os olhares de todos. Ou seja, não é apenas uma peça de colecionador.
“Boa parte dos proprietários ainda utilizam o carro para o dia a dia, principalmente para curtos deslocamentos. O popular Fusquinha segue como uma ótima alternativa por ter uma manutenção econômica e não muito complexa, ao ponto de os mecânicos de final de semana conseguirem fazer os reparos sem dificuldades”, destaca a Henkel.
Segundo Célio Renato Ruiz, gerente de Assistência Técnica para Adesivos e Selantes da empresa, é preciso alguns cuidados para manter o Fusca em atividades com custos baixos. Veja as dicas abaixo:
Cuidados com o motor
Por ser um carro que deixou de ser produzido há anos, muitas vezes o motor já está desgastado e a questão da vedação é de extrema importância. Encontrar as juntas originais do modelo pode ser um desafio, além de pesar no bolso. Mas para isso existem as vedações anaeróbicas.
“Dependendo do caso, as juntas originais podem não ser encontradas e com isso podem ser substituídas por uma junta líquida. Produto homologado e comprovado pela indústria automobilística para ser utilizado em uma bomba d’água, uma bomba de óleo, em um fechamento de cabeçote, entre outros”, detalha Ruiz.
Um dos exemplos dessas juntas líquidas é o Loctite 518, vedante de alta resistência desenvolvido para uso em superfícies metálicas como alumínio, aço, inox, zinco, níquel e cromados.
Conservação e embelezamento
Normalmente, segundo a Henkel, o proprietário de um Fusca gosta de fazer a manutenção do próprio carro, por não ser uma mecânica complexa, e costuma deixá-lo sempre com ótima aparência.
“Quem possui um Fusca e utiliza em sua rotina no dia a dia quer deixá-lo bonito, mas também quer economizar na manutenção. É diferente do colecionador, que utiliza o carro com o propósito de exposição e até para desfilar”, lembra Ruiz, destacando que com a aplicação de um revestimento transparente sobre a pintura, que protege e restaura, o veículo fica com aparência renovada.
“O Loctite PC 4400 reúne essas características e pode ser utilizado por meio de um spray. A tinta antiga, desbotada do veículo, fica com aspecto de nova”, comenta o executivo.
Ele informa, ainda, que a Henkel oferece de forma gratuita a plataforma de e-learning Loctite Xplore, que pode auxiliar os proprietários de Fusca a aprimorar seus conhecimentos sobre como as soluções adesivas podem ser benéficas para 0 veículo.
A Henkel Brasil conta com mais de 1.000 profissionais distribuídos nas plantas de Itapevi e Jundiaí, SP, além de um Centro de Distribuição em Jundiaí, um escritório central na Lapa e uma ASK Academy localizada na Avenida Paulista, em São Paulo. No ano de 2022, a Henkel alcançou um crescimento orgânico das vendas de 8,8%.
Foto: Divulgação/Henkel
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