Entregas somam 4,87 milhões de veículos da marca
A Volkswagen fechou o ano passado com significativos crescimentos nas vendas globais. As entregas somaram por volta de 4,87 milhões de veículos, volume que corresponde um aumento de 6,7% sobre o ano anterior. Segundo aponta a marca, os volumes cresceram em todas as regiões em que atua.
Somente as vendas de modelos 100% elétricos, a marca registrou expressivo aumento de 21,1% em 2023, para 394 mil unidades. Dos três mercados que mais demandaram elétricos da VW, a China absorveu 75 mil unidades, em especial do compacto ID.3, um aumento de 200%. Nos Estados Unidos foram vendidas 38 mil unidades, enquanto na Alemanha 30 mil, volumes correspondem a crescimentos de 84,2% e 62,9%, respectivamente.
LEIA MAIS
→Volkswagen terá ChatGPT em seus veículos este ano
→Com T-Cross, Volkswagen faz “barba e cabelo” em SUVs
“Os números de entrega mostram que estamos no caminho certo como marca e que os nossos carros são bem recebidos pelos nossos clientes. A expectativa é de que o ambiente de mercado continue desafiador em 2024, mas com o portfólio de produtos revisado e atraente, estamos na posição certa”, observa em nota Imelda Labbé, membro do Conselho de Vendas, Marketing e Pós-Venda da Volkswagen.
Nas contas da VW, os SUVs seguiram na preferência do consumidor da marca. A categoria representou participação de 54,2% nas vendas totais, quase 15 pontos a mais em relação a 2022. A empresa destaca o Polo, em especial no Brasil, onde conquistou a liderança das vendas de automóveis em 2023, com 110 mil unidades vendidas.
Para 2024, a marca se mostra otimista ao registrar crescimento da procura pelas novas gerações do Passat e do Tiguan, bem como pelo T-Cross, que recebeu aprimoramentos. As entregas começarão ainda no primeiro trimestre. No segmento de elétricos, a VW atualizou os modelos ID.4 e ID.5, além de preparar o lançamento do ID.7 Tourer.
Ainda para o ano, a marca desvendará o novo Golf, modelo que completa 50 anos desde o lançamento. O carro receberá mudanças visuais, novos sistemas de assistência e de propulsão, além de infoentretenimento e software de última geração. As pré-vendas estão programadas para começarem no segundo trimestre de 2024.
Foto: VW/Divulgação
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.