Sem revelar valor do negócio, montadora informa que a empresa brasileira faturou R$ 2,6 bilhões em 2023
Maior fabricante de veículos da América do Sul, a Stellantis decidiu ampliar negócios na reposição automotiva e tornar-se também a maior distribuidora de autopeças multimarcas na região.
A companhia acaba de adquirir 70% do controle acionário da Comercial Automotiva, empresa brasileira que detém as marcas DPaschoal, DPK, KDP, AutoZ, Maxxi Trainning, Kmaxx, Recmaxx, Autocred e Maxxipel, atuando no País desde 1949.
A DPaschoal conta com 124 lojas próprias em 14 estados, além de ter 28 centros de distribuição de pneus e peças, oferecendo serviços para veículos leves, pesados e agrícolas.
LEIA MAIS
→Stellantis é a maior vitoriosa na briga dos incentivos do Nordeste
→Com folga, Fiat confirma terceiro ano consecutivo na liderança
Para divulgar o negócio, o novo presidente da Stellantis para a América do Sul, Emanuele Cappellano, reuniu jornalistas na sede da DPaschoal, em Campinas, nesta sexta-feira, 19, para falar sobre a importância de diversificação dos negócios na região, com foco em atender clientes de veículos que já não estão em garantia e, por isso, deixam de visitar as concessionárias autorizadas.
“No âmbito do plano estratégico global de longo prazo da empresa, o Dare Forward 2030, uma das metas é avançar no atendimento de todas as necessidades de mobilidade e serviços dos clientes. Com esta aquisição, a Stellantis torna-se o maior distribuidor de autopeças na América do Sul”, comentou o executivo.
Ele lembrou que nessa mesma linha a Stellantis fechou negócio em 2023 com a Norauto, da Argentina. O mercado de autopeças movimenta R$ 96 bilhões na América do Sul, dos quais R$ 61 bilhões no Brasil, sendo que, desse montante, 20% equivalem a peças originais (OEM) e 80% correspondem a peças de fabricantes independentes, o chamado mercado paralelo.
“É nesse segmento do aftermarket que estamos de olho”, comentou Paulo Solti, vice-presidente de Peças e Serviços da Stellantis América do Sul. Ele confirmou intenção de ampliar os pontos de venda da DPaschoal para mais estados e até mesmo outros países da região, mas disse que os planos efetivos, incluindo metas de abrangência nacional, só serão divulgados daqui a três meses.
A Stellantis não revelou o valor envolvido na aquisição dos 70%, mas informou que a empresa brasileira encerrou 2023 com faturamento de R$ 2,6 bilhões e total de 2,8 mil colaboradores.
Segundo Solti, a compra do controle acionário da Comercial Automotiva/DPaschoal é um investimento estratégico que amplia a presença da Stellantis na área do pós-venda. Seu atual dirigente, Luís Norberto Pascoal, “com ampla expertise neste mercado”, manterá os 30% restantes das ações da companhia e seguirá como vice-presidente do conselho de administração.
A Stellantis tem hoje uma rede de concessionárias composta por 1,2 mil pontos de venda das marcas Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën, Ram e Chrysler.
Todos os concessionários ligados à empresa terão prioridade na abertura de nova unidades da DPaschol no Brasil, com espaço que podem ser inclusive junto ao da concessionária.
“Ainda estamos estudando o plano de expansão e como ele se dará. Mas é certo que manteremos o nome DPaschoal pela força que tem no mercado brasileiro”, complementou Solti.
O importante, segundo ele, é que a Stellantis passará a atender os proprietários de veículos com mais de 4 ou 5 anos, aqueles que buscam serviços no chamado mercado paralelo. A média dos carros atendidos pela DPascoal é de 6 anos.
Fundada em 1949, em Campinas, a DPaschoal dedicou-se nos primeiros anos ao comércio e reparo de pneus, e diversificou sua atuação à medida que expandiu seu raio de atuação.
Sua gama de produtos e serviços multimarcas abrange um portfólio vasto de peças automotivas, pneus, óleos e filtros, acessórios, além de som e multimídia.
Foto: Divulgação/Stellantis
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.